Apesar de ter tornado a vida das pessoas muito mais fácil e dinâmica, a internet também tem seus perigos. Os golpes de todos os tipos estão camuflados esperando por vítimas desavisadas, e uma delas pode ser você. Para evitar cair nos golpes mais comuns da internet, é importante saber como eles funcionam. Veja essas dicas.
1. Atenção aos sites de compras online
Muitos sites de compras online são confiáveis, enquanto outros são armadilhas que podem levar o seu dinheiro e os seus dados pessoais sem entregar o que você pediu. Então, antes de fazer qualquer compra online, pesquise sobre o site no qual está querendo comprar.
Faça uma busca no Google para saber se as pessoas recomendam ou não o site: leia o que todos dizem sobre a entrega das compras e se as transações são seguras. Pesquise bem, em outros sites que não seja o próprio site da compra, antes de investir seu dinheiro.
2. Nunca clique em links que recebe de e-mails estranhos
Você recebeu um e-mail com título apelativo, dizendo para você clicar no link para ver uma notícia bombástica ou dizendo que eles têm a sua senha e estão pedindo dinheiro para não divulgar sua intimidade na internet? Calma!
Nunca clique nos links que vêm dentro desses e-mails. Às vezes pode até ser um e-mail falso de alguém conhecido que caiu no golpe. Nunca abra os links, pois eles permitem que hackers acessem seu computador ou celular e roubem seus dados.
3. Cuidado com o WhatsApp clonado
A clonagem de celulares está acontecendo com muita frequência. Do nada, um dos seus contatos conhecidos do WhatsApp chama você para pedir dinheiro, alegando estar com algum problema sério.
Como é o nome e a foto da pessoa, você acredita, pois se preocupa. Mas é golpe. A primeira coisa a fazer é ligar diretamente para a pessoa ou para conhecidos próximos e confirmar se a mensagem que recebeu é verdade.
Veja também: Os 3 golpes mais comuns no WhatsApp
4. Nunca clique para ver ofertas ou notícias tentadoras
Nem sempre os links dos hackers chegam por e-mail. Às vezes eles vêm por WhatsApp, enviados por uma pessoa amiga, e às vezes por outras redes sociais.
Se você receber um link de uma promoção tentadora ou uma notícia muito apelativa, nunca clique para abrir. Segure sua curiosidade, pois é praticamente certo que se trata de um golpe que vai roubar seus dados e acessos ao seu aparelho e suas informações pessoais.
5. Nunca forneça informações pessoais sem que seja pessoalmente
O seu banco ou algum órgão oficial do governo nunca vai pedir que você passe, através de e-mail, mensagem ou telefone, dados importantes como número do seu cartão ou suas senhas. Então, mesmo que você receber uma ligação de alguém dizendo que é do banco ou de algum estabelecimento sério que você conhece, não acredite e nunca passe suas informações, pois é fraude.
Veja também: Os golpes mais comuns dentro e fora da internet – e como não cair neles