É comum o receio de limpar o coto umbilical do bebê. Isso acontece, principalmente, com as mães de primeira viagem. Há quem peça até auxílio externo, de quem já passou pela experiência, para garantir a higiene do umbigo do recém-nascido.
Não é preciso receio, apenas cuidado. O coto umbilical nada mais é que o pedaço do cordão umbilical.
Após o nascimento, perto de quatro centímetros do cordão são mantidos. Assim que o bebê nasce, ele é gelatinoso e de textura molenga. Com o passar dos dias, o coto umbilical seca, escurece e cai.
A queda ocorre até o quinto dia, em média, mas pode demorar mais em alguns bebês. Nada de anormal. Nesses período, o coto umbilical, que é uma sobra de pele, precisa ser higienizado.
Dica: não tente remover o grampo colocado pelo médico e nem use faixas na barriguinha do bebê, isso pode, além de causar ferimentos, abrir uma porta para infecções.
Confira aqui seis dicas de como mantê-lo limpinho sem medo e, principalmente, sem riscos ao pequenino:
1. Use hastes de algodão (cotonetes) embebidas em álcool 70% todas as vezes que trocar a fralda. Segure a ponta da haste e, após umedecida, percorra todo a área do coto umbilical. Repita a operação até atingir toda a pele.
2. Não prenda coto umbilical abaixo da fralda. Isso é importante para deixá-lo respirar.
3. Sempre mantenha o local seco.
4. Observe o aspecto do coto umbilical e da pele ao redor. Se tiver dúvida, procure um médico.
5. Use uma gaze limpa para secar a área do coto umbilical assim que o bebê toma banho.
Se notar mau cheiro ou secreções saindo da região, procure o médico.
Nunca aplique medicamentos no local sem recomendação médica. Somente o álcool 70% é suficiente para higienizar a região.
Gostou da dica? Então partilhe!
Fonte: http://gravidez.online/dicas-limpar-coto-umbilical/