Quando falamos em dicas japonesas para alguma coisa, logo lembramos de alimentos naturais e hábitos saudáveis. Dessa vez não é diferente. Cuidar do corpo e da mente é essencial para ter qualidade de vida e longevidade, e pequenas atitudes na forma de deitar, sentar e se mover podem fazer toda a diferença.
Há 91 anos o engenheiro e professor de aikido Katsuzo Nishi lançou um sistema para fortalecer o corpo que ele desenvolveu depois de muitos anos de pesquisa e aprendizado. Quando era criança seus pais o levaram para um mosteiro para que aprendesse maneiras de fortalecer seu corpo e sua mente, pois era um garoto com a saúde muito fragilizada.
O que aprendeu no mosteiro e tudo o que praticou até os 44 anos, quando lançou seu livro, ele resolveu passar adiante e até hoje as dicas são utilizadas por milhares de pessoas para fortalecimento do corpo e melhora das funções vitais. Veja quais são algumas delas e comece a praticar.
1. Melhorar a circulação capilar
Deite-se em uma superfície plana e dura. Coloque um rolinho embaixo da 3ª e da 4ª vértebras do pescoço.
Levante as pernas e os braços, dobre os cotovelos e joelhos levemente e relaxe o corpo nesta posição, agitando os braços e pernas durante 1 a 3 minutos.
2. Peixinho dourado
Deite-se em uma superfície dura, estique as mãos para cima no pescoço e coloque as solas dos pés perpendiculares ao chão.
Estique a parte inferior esquerda para a frente e a mão esquerda sem tirar do chão. Repita as mesmas ações para pena e mão direitas e alterne durante 2 minutos.
Depois, coloque as mãos cruzadas debaixo do pescoço contra a 3ª e 4ª vértebras. Traga as pernas juntas e leve os pés para fora para os lados.
Mova os pés para a esquerda e para a direita para que o corpo vibre. Repita o exercício por 2 minutos.
3. Juntar palmas e solas
Neste exercício a posição inicial é deitar em superfície plana com o rolinho embaixo do pescoço. Depois, dobre os joelhos para os lados e encoste as solas dos pés uma na outra. Volte os joelhos para a posição reta e repita o exercício 10 vezes.
Depois, junte as palmas das mãos perpendicular ao corpo e pressione as pontas dos dedos. Mantendo as palmas pressionadas juntas, levante as mãos lentamente e coloque-as de volta sobre o abdômen.
Ainda com as palmas juntas, coloque as mãos atrás da cabeça, sem alterar sua posição. Em seguida, coloque-os de volta sobre o abdômen.
Em seguida, mova suas mãos para a frente e para trás, do peito até a virilha, 10 vezes.
Levante as mãos juntas perpendiculares ao abdômen, mova-se na direção das pernas e, em seguida, coloque as mãos atrás de sua cabeça.
Volte as mãos para cima do abdômen, levante as palmas juntas e comece a mover as pernas para frente e para trás, mantendo as solas unidas.
Combine os movimentos das mãos e das pernas. Volte para a posição inicial e descanse com os olhos fechados por 10 minutos.
4. Fortalecer coluna e estômago
Posição inicial: sente com as pernas cruzadas e aperte sua sola “superior”.
Abaixe os ombros um pouco. Repita cada exercício 10 vezes.
Depois de cada exercício, estique os braços na sua frente, perpendicular ao chão. Incline a cabeça para a esquerda e olhe para suas costas. Faça o mesmo para lado direito. Execute as mesmas ações com as mãos para cima.
Mova os ombros para cima e para baixo sem mudar a posição de seus braços.
Volte as mãos para a posição inicial e dobre suavemente a cabeça em direção ao ombro esquerdo, e repita o exercício para o ombro direito.
Coloque as mãos na sua sola e levante a cabeça, esticando o queixo. Em seguida, abaixe a cabeça para que seu queixo toque seu peito.
Levante os braços para os lados, mantendo-os paralelos ao chão e dobre os cotovelos. Junte as mãos na frente do rosto, rode as costas e toque seu peito com seu queixo.
Em seguida, estique as mãos para os lados, coloque as omoplatas juntas, endireite suas costas, jogue sua cabeça para trás e segure esta posição por 7 segundos.
Sente-se na posição inicial e repita o 1º exercício, movendo os ombros para cima quando você inspirar e para baixo quando expirar.
Permanecendo na posição inicial, dobre para a esquerda e para a direita, esforçando-se e relaxando o estômago por 10 minutos.
5. Substituir travesseiro por rolinho
A posição da cabeça é fundamental para a postura e a saúde da coluna. Durante o dia é mais fácil de controlar, mas durante o sono podemos perder todo o esforço do dia ao deitar de maneira errada.
A dica é colocar um solinho embaixo do pescoço e usar um travesseiro baixo e menos fofo para manter a coluna reta.
6. Manter a postura
Assim com a dica anterior de usar o rolinho para dormir, durante o dia precisamos ser disciplinados ao caminhar, sentar ou agachar, sempre mantendo a coluna reta e evitando movimentos bruscos.
DICA DE EXERCÍCIO PARA FORTALECER A COLUNA
Para reforçar sua sequência de exercícios ou se tiver muita dificuldade de iniciar com as sequências sugeridas, veja estas outras posições que ajudam a fortalecer a coluna:
Fonte: ©brightside.me (imagens ©brightside.me)