Você sabia que existem forma para se fortalecer os pulmões naturalmente? Vitais para a sua sobrevivência, eles são muitas vezes negligenciados ou até maltratados com o cigarro, por exemplo. Veja como fazer diferente e deixá-los mais saudáveis de forma simples.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse órgão tem duas principais funções. A primeira é a de oxigenar o sangue, que será a fonte de vida para seu corpo, a nível celular. Além disso, ele elimina o dióxido de carbono, totalmente tóxico e produzido durante os processos realizados. Sem eles, obviamente, não haveria vida.
Os pulmões representam um dos principais órgãos para manter suas funções vitais em dia, é através dele que você recebe a quantidade necessária de oxigênio para realizar todas as atividades diárias. Porém, muitas pessoas esquecem que ele é uma máquina poderosa e acabam deixando de lado o cuidado necessário.
Lembram muitas vezes do cuidado com a pele, com o coração e até os cabelos, mas não se de fortalecer os pulmões. Portanto, veja algumas dicas para que você mantenha sua saúde e principalmente qualidade de vida, em dia. Lembre-se que o acompanhamento anual com um médico de confiança é fundamental.
Como fortalecer os pulmões
Não basta respirar de qualquer forma e continuar vivendo. É importante que você cuide dos seus pulmões adequadamente, melhorando não somente a sua capacidade respiratória, mas sua vida. Veja como é simples!
Faça exercícios
Sempre mencionamos a importância dos exercícios físicos para a saúde, porém é interessante saber que atividades aeróbicas são as mais indicadas para o bom funcionamento desse órgão. Correr, caminhar, nadar, jogar futebol, atividades que necessitam de fôlego, ajudam a dar aquela forcinha no seu bom funcionamento.
Não se esqueça de que ele pode ser condicionado, assim como um atleta faz com diversos músculos. Quanto mais você treinar e estimular, melhor será a capacidade respiratória e consequentemente, as funções celulares. Ou seja, quer a fonte da saúde e jovialidade? Faça atividades aeróbicas e energize o seu corpo.
Pare de fumar
Nem é necessário mencionar que o tabagismo é um dos piores hábitos adquiridos, além de ser um dos principais fatores para o surgimento do câncer de pulmão. Então, pare hoje mesmo de fumar e trate de buscar ajuda para limpar toda a fuligem que está no seu pulmão. Não acredita? Então veja esse vídeo que mostra o que está acontecendo com ele.
Use alho como remédio natural
O alho possui propriedades naturais que ajudam na abertura dos brônquios, ele limpa os pulmões, além de varrer elementos nocivos e toxinas alojadas nos mesmos. Além disso, é um excelente anti-inflamatório e vai ajudar a eliminar quaisquer rastros de muco, presentes nos brônquios. É um remédio natural contra a asma e bronquite, podendo ser usado de várias formas.
Por isso, não deixe de colocá-lo na sua rotina alimentar ou quem sabe, testar o xarope de alho com mel. Para fazer é muito simples, basta lavar 1 cabeça de alho, com os dentes separados, secar bem, amassar com a casca e colocar em um potinho de 250 g de mel puro. Tome 3 colheres por dia, ao longo de 1 semana e veja a diferença.
Evite contato com a poluição
Essa é parte mais complicada de se seguir, porém é sempre importante ressaltar que há formas de manter o ar da casa ou escritório mais saudáveis. Existem diversos tipos de purificadores de ar no mercado, que visam manter o ambiente livre de metais pesados, poeira e ácaros. Veja qual é o mais conveniente para você e sua família.
Se não tiver como, procure ficar o mínimo de tempo em trânsito, optando por transportes mais rápidos como o metrô, por exemplo. Ao realizar atividades que não do trabalho, procure fazer fora do horário de pico e pratique seus esportes em locais arborizados, para garantir um ar mais limpo e fresco.
Faça exercícios respiratórios para os pulmões
Uma dica bem legal é praticar yoga, pois esse exercício tem como base o principal inspirar e expirar, corrigindo a respiração. A respiração consciente é importante não somente para o corpo mas também para a mente. Isso visa estimular o pulmão de uma forma positiva, aproveitando o máximo da oxigenação. Veja como fazer: