Dicas para escolher o xampu e o condicionador
Crédito: Freepik

9 Dicas para escolher o xampu e o condicionador ideias para o seu tipo de cabelo

Não existe uma só receita para cuidar do cabelo a vida toda, pois ele vai mudando com o tempo, assim como tudo no seu corpo

Publicidade

Quando você usa xampu e condicionador para o seu tipo de cabelo, favorece os pontos fortes e corrige os pontos fracos do cabelo, deixando-o mais forte, brilhoso e alinhado. Veja as dicas de como fazer as escolhas certas desses produtos.

1. Saiba qual é o seu tipo de cabelo

Para comprar produtos próprios para o seu tipo de cabelo, precisa saber que tipo é esse. De modo geral é fácil perceber, pois os tipos são liso, ondulado, cacheado e crespo.

Depois, existem categorias dentro de cada tipo, variando na espessura de cada fio e seus graus de ondulação. Essas variedades determinam quando o fio é mais ou menos oleoso, mais ou menos ressecado, mais ou menos volumoso e tem mais ou menos frizz.

Você consegue notar essas características apenas observando o seu cabelo no dia a dia e como ele sempre foi ao longo da sua vida. Quando usa química, como alisamento ou tintura, essa estrutura do fio muda um pouco, e aí é mais uma variação para se considerar. Mas há xampus e condicionadores para todos esses tipos de cabelos.

Publicidade

2. Prefira xampu e condicionador da mesma linha e marca

Quando for comprar, escolha o xampu e o condicionador que são da mesma marca e mesma linha, uma dupla. Eles são feitos para contribuírem com a ação um do outro, então o resultado vai ser melhor quando lavar o cabelo com os dois juntos.

3. Não precisa escolher sempre a mesma dupla de xampu e condicionador

Às vezes o seu cabelo vai precisar de diferentes duplas de xampu e condicionador para receber todo os cuidados necessários. Por exemplo, você pode precisar de uma dupla para cabelos cacheados com poder hidratante, mas também de outra dupla para cabelos cacheados quimicamente tratados. Então, a cada lavagem você usa uma dupla diferente. Isso se chama rodízio de xampu e é muito recomendado para que seu cabelo seja cuidado por completo.

Não existe isso de o cabelo acostumar com um tipo de xampu e condicionador e não poder mais usar outro. Quando os fios já receberam o suficiente de certo nutriente, não vão mais absorvê-lo até precisarem de novo. Então, se você ficar sempre na mesma dupla, para uma só finalidade, o cabelo vai se saturar daquelas propriedades e deixar de receber outras.

4. Cuidado com os xampus de limpeza profunda

É legal ter uma dupla de xampu e condicionador para fazer limpeza profunda no cabelo, como os antirresíduos. Mas, eles devem fazer parte do seu rodízio no máximo uma vez por semana e olhe lá. Use só quando for fazer hidratação.

Publicidade

Se você limpar o couro cabeludo com frequência, vai remover a camada oleosa natural que protege os fios. Então, o couro cabeludo vai entender que precisa produzir mais óleo para criar uma nova camada protetora, e aí o cabelo pode ficar mais oleoso.

5. Cuidado básico para cabelo liso

Quando o cabelo é bem liso, geralmente é bem nutrido, pois os óleos, a água e os nutrientes conseguem chegar com facilidade até nas pontas.

Por outro lado, podem ficar leves ondinhas de frizz, que podem ser combatidas com uma dupla que contenha manteiga de cacau e queratina vegetal, por exemplo, para deixar os fios alinhados e manter a nutrição.

Publicidade

6. Cuidado básico para cabelo ondulado e misto

É comum que o cabelo ondulado tenha a raiz mais oleosa e a ponta mais seca, isso é o cabelo misto. É bom escolher uma dupla que controle a produção de óleo na raiz e hidrata as pontas.

Uma das suas duplas pode ser o tipo detox, especial para sua raiz, e a outra pode ser com pelo menos um ativo hidratante para suas pontas. A cada lavagem você cuida de uma necessidade do seu cabelo.

7. Cuidado básico para cabelo cacheado e crespo

Quanto mais curvados são os fios, mais ressecadas tendem a ser as pontas. Se eles forem curvadinhos desde a raiz, vão demorar mais dias para começarem a parecer oleosos.

Publicidade

Então, para compensar essa dificuldade que os óleos naturais do cabelo têm de cobrir os fios da raiz às pontas, pode investir em uma dupla própria para cabelo cacheado ou crespo, altamente hidratante e umectante, com óleos vegetais na composição.

8. Cuidado básico para cabelo com química

Além dos cuidados básicos para o seu tipo de cabelo natural, se tiver qualquer tipo de química, escolha também uma dupla para o cabelo do seu tipo, mas que seja quimicamente tratado.

Existem variações para cada tipo de química, como para fios coloridos ou alisados. São produtos que ajudam a reconstruir a estrutura dos fios, danificada nos procedimentos químicos, contendo queratina e bioceramida.

Publicidade

9. Complemente o efeito do xampu e do condicionador

Para todos os tipos de cabelo, o efeito do xampu e do condicionador sempre pode ser melhorado com outros tipos de tratamentos, conforme a necessidade dos fios.

É legal, por exemplo, fazer uma hidratação por semana. Se o cabelo precisar, pode fazer também a nutrição e a reconstrução, em intervalos maiores de tempo.

Aderir a todos esses tratamentos como parte da sua rotina de cuidados com o cabelo é fazer um cronograma capilar. O mais recomendado é conversar com o seu cabeleireiro para ele avaliar seu cabelo e ajudar a montar o cronograma ideal.

Publicidade

Ao longo dos meses o cronograma deve ser adaptado, pois conforme você vai dando o que o cabelo precisa, ele vai deixando de ter as necessidades que tinha.

PODE GOSTAR TAMBÉM