Em um dia a dia muito corrido e com muito estresse, muitas pessoas se esquecem de cuidar da saúde, o que possivelmente explica – juntamente com a quantidade de alimentos processados- o porquê de os índices de obesidade terem aumentado tanto. Assim, conheça essas 10 dicas para emagrecer rápido e cuide da sua saúde de maneira eficaz.
Como emagrecer rápido: 10 dicas
Essas dicas abrangem os mais variados pontos para que se emagreça rapidamente, como alimentos saudáveis, corte de alimentos ruins, prática de exercícios, entre outros. Assim, é necessário que se siga essas 10 dicas para emagrecer rápido fielmente, para a obtenção de melhores resultados. Vale ressaltar que essas dicas não substituem a ida ao nutricionista, sendo recomendada a visita a esse profissional.
1. Organize-se
Para conseguir levar a sério a sua dieta e alcançar os seus objetivos, é necessário que você se organize. Tire um dia para fazer as marmitas da semana, com a alimentação indicada, pois assim fica mais fácil resistir às tentações e seguir com a dieta intacta.
2. Diminua a açúcar
Corte o açúcar cristal da sua alimentação. Alimentos industrializados são péssimos para a saúde, pois o açúcar cristal é refinado e leva enxofre em sua composição para fique branquinho, o que o torna ruim para a saúde. Se precisar adoçar alguma coisa, use Stevia, açúcar de coco, demerara ou mascavo.
Essa medida evitará que você tenha picos de glicose que levem a resistência do organismo ao efeito da insulina, um dos motivos da diabetes. Além disso, esse açúcar é altamente calórico e promove o ganho de peso.
3. Movimente-se
O sedentarismo é inimigo da perda de peso. Você deve fazer exercícios para que o corpo consiga queimar gorduras, e exercícios físicos liberam endorfina, o que promove uma sensação de bem-estar. Caminhar até o trabalho, subir as escadas (ignore o elevador) e fazer exercícios que dão prazer são as melhores dicas.
4. Coma mesmo sem sentir fome
Nunca passe mais de 3 horas sem comer. Mesmo que não esteja com fome, siga a dieta e coma o que foi estabelecido. Assim, você irá manter o seu organismo saciado, o que permitirá que você controle a sua fome e evite que haja o consumo excessivo de alimentos em algumas refeições. Você estará estimulando o seu metabolismo a render com maior eficácia ao comer em intervalos menores do dia.
5. Beba chá e coma folhas
Os chás estão liberados, desde que consumidos sem adoçar. E as folhas verdes também podem ser consumidas à vontade, pois fazem muito bem à saúde. Os chás são uma alternativa que possui um índice calórico muito baixo, mas que gera saciedade e auxilia no controle da fome, sem ganho de peso.
Além disso, alguns chás são diuréticos e estimulam a excreção urinária, fator que evita o inchaço gerado pelo excesso de líquidos no organismo e promove o emagrecimento.
6. Tome sol
O corpo humano precisa de vitamina D, que é dependente do banho de sol. O ideal é tomar sol meia hora por dia, no início da manhã ou ao final da tarde, evitando os horários com muita incidência dos raios solares. Esse ato estimulará o seu metabolismo e também contribuirá para que você possa ter mais disposição durante o dia.
7. Coma alimentos ricos em fibras
Alimentos que são ricos em fibras, como a aveia, linhaça, maçã, pera e chia, são excelentes para o emagrecimento. Eles geram saciedade no organismo, já que formam uma espécie de gel na parede do intestino que evita a sensação de fome.
8. Regule o consumo de cerveja
A cerveja é menos calórica do que o vinho, mas por ser consumida em quantidades excessivas durante o final de semana e feriados, acaba sendo uma bebida associada ao ganho de peso. Quem nunca ouviu falar da famosa barriguinha de cerveja? Previna essa barriguinha com o consumo moderado ou até mesmo o corte dessa bebida da sua rotina.
9. Opte pelos carboidratos complexos
Os carboidratos simples, como a glicose, são de fácil digestão e são facilmente processados pelo corpo. Ou seja, eles fazem com que a pessoa sinta fome mais cedo e engorde. Já os complexos são difíceis de serem quebrados e acabam gerando saciedade por mais tempo, com uma emissão prolongada de energia.
Veja também: carboidratos para emagrecer
10. Beba muita água
O consumo de água é essencial não apenas para o emagrecimento, mas para a manutenção das funções vitais, pois ela é fundamental para as reações do organismo. Ao beber água suficiente, você evitará o inchaço gerado pelo acúmulo de líquidos, além de reduzir a frequência de alimentação, já que muitas pessoas confundem sede com fome. Por isso, beber água suficiente pode gerar resultados expressivos na balança.