Menu

9 dicas incríveis dadas por uma instrutora de autoescola para dirigir bem

Veja como ser uma motorista de mão cheia

Publicidade

Dirigir bem exige prática, calma e concentração dos condutores. Com o trânsito cada vez mais confuso, engarrafado e perigoso, a atenção precisa ser redobrada e a direção defensiva deve ser uma regra a ser seguida. Para não ficar suando frio só de pensar em dirigir ou ficar apreensiva quando o carro morre, é preciso ter segurança no seu poder de condução. Veja aqui 9 dicas sensacionais dadas por uma instrutora de autoescola para dirigir bem e sem medo.

Dirigir bem – dicas infalíveis para ficar boa de roda

1- Atenção ao retrovisor lateral

Muitos motoristas utilizam o retrovisor lateral menos do que deveriam. Eles são essenciais para dirigir bem, o retrovisor interno não dá a visão ideal dos motociclistas, que atravessam pelos corredores dos carros. Utilizar o retrovisor lateral evita acidentes ao fazer uma conversão ou mudar de faixa.

2- Relaxe

Se você for dirigir muito tensa, vai atrapalhar sua concentração, seu poder de conduzir bem e ainda vai te deixar cheia de dores. Dirigir tensa dá dores nas costas, nos ombros, no pescoço e até dor de cabeça. Antes de ligar o carro respire fundo, relaxe e ande curtindo o momento, sem tensionar o corpo.

3- Ladeiras

Ficar tensa ao se deparar com uma ladeira atrapalha você a dirigir bem. O carro precisa de força para subir, então ao encontrar uma subida íngreme pelo caminho engate a segunda marcha, coloque o pé no acelerador e suba sem medo!

Publicidade

4- Descidas

Quando for passar por uma descida bem inclinada, coloque o carro em uma marcha baixa e desça devagar. Se o carro for ganhando velocidade, vá controlando-a devagar com o freio. Jamais caia no conto que descer na banguela economiza combustível, isso já não acontece mais com os carros por causa da injeção eletrônica de gasolina, e ainda é muito arriscado perder o controle do veículo.

5- Freio de mão

Quando você está numa subida e precisa arrancar com o carro, tenha atenção:  o ponto de saída do carro não é apenas com uma tremidinha, ele precisa estar tremendo bastante para arrancar sem voltar para trás. “Quando você sentir o carro tremendo bastante, tire o pé do freio, vá acelerando aos poucos e segure a embreagem por mais dois segundos”  indicou a instrutora. Outro truque que ajuda a arrancar nas subidas e puxar o freio de mão, ir tirando o pé da embreagem aos poucos e soltar o freio de mão quando a traseira do carro der aquela levantadinha.

6- Ponto da embreagem

Quando mais prática, mais dias de condução, melhor você vai conhecer o ponto da embreagem. Depois que você pega o jeito, o carro não morre mais, mas é preciso treinar!

7- Carro morreu

Deixou o carro morrer? Sem problemas, respira fundo, segura os pedais da embreagem e do freio bem fundo e coloca o carro em ponto morto. Desliga o veículo e liga de novo, engata a primeira marcha e vai embora. Se alguém buzinar, ignore.  Deixem que reclamem, você só vai aprender se tiver calma.

Publicidade

8- Dirigir sozinha

Muitas pessoas têm medo de dirigir sozinha por causa de insegurança. Acredite, muitas vezes pode ser melhor dirigir sozinha para ganhar autoconfiança. Se você está com alguém no carona e dirige com insegurança, essa pessoa vai ficar nervosa com medo de você fazer alguma bobagem e vai te deixar ainda mais nervosa. E ela pode ainda te distrair do foco da direção. Encare o medo e aprenda a conduzir sozinha no carro.

9- Não tenha medo

A maioria das pessoas que não consegue dirigir bem é devido ao medo, e não por falta de habilidade ou de conhecimento. É preciso ter calma, perder o medo, ganhar confiança e encarar o trânsito. Não ligue para os demais motoristas apressadinhos, deixem que buzinem. Vá na sua, em segurança que logo vai estar dirigindo muito bem!

Leave a Reply

Sair da versão mobile