Menu

6 Dicas para deixar de procrastinar e ser mais produtivo

Não tem mágica e ninguém pode fazer isso por você. Mas essas dicas são valiosas para conseguir uma mudança incrível na sua vida

Crédito: Freepik

Publicidade

Procrastinar é uma trava na vida. Você até sabe que precisar ir para frente, mas quando percebe está perdendo tempo com algo menos importante, enquanto o dia passa e você não produz o que deveria.

Se isso lhe acontece e causa angústia, é um bom sinal, pois você sabe que está se prejudicando e que precisa mudar. Então, comece tentando com essas dicas, e seja persistente até conseguir.

1. Tome a decisão de mudar esse hábito

O primeiro passo, de reconhecer o problema, você já deu. Agora, precisa entender que a procrastinação não é simplesmente preguiça ou falta de compromisso com as pessoas e a vida. A procrastinação é mais complexa e pode vir de diferentes fontes, como insegurança, medo do desconhecido, de sair da zona de conforto e de não satisfazer as expectativas.

Além disso, a procrastinação pode estar ligada ao sistema límbico do seu cérebro, região que vive apenas o momento presente e gera uma recompensa imediata ao fazer isso.

Publicidade

Mas, seja qual for a sua fonte, não a use como desculpa. A solução está em você enfrentar suas fraquezas e decidir deixar de ser um procrastinador. Não quer dizer que será fácil, mas a partir do momento em que você colocar na cabeça que precisa deixar de procrastinar para sua vida ir para frente, você tem uma motivação para mudar seu comportamento e alcançar seu objetivo.

2. Mantenha o foco

Quando você precisa concluir determinada tarefa, mas mantém suas fontes de distração sempre por perto, fica quase impossível não procrastinar. Então, ajude a si mesmo, pois ninguém mais vai fazer isso por você.

Retire de perto todas as fontes de distração e foque na sua tarefa de uma vez por todas. Silencie o celular, feche as abas desnecessárias do computador, desligue a televisão, fique sozinho, e cumpra sua missão.

3. Separe uma tarefa por etapas

Se a sua procrastinação acontece por ansiedade do futuro ou por causa do sistema límbico que só quer viver o presente, use isso a seu favor. Na hora de realizar uma tarefa, separe-a por etapas, ou seja, por passos a serem concluídos, um de cada vez. Assim, você visualiza apenas o que precisa ser feito no momento, termina, e vai para o próximo passo até terminar. Faça isso mantendo o foco, como recomendado na dica anterior.

Publicidade

4. Anote suas tarefas por ordem de prioridade

Aqui são duas dicas em uma: anotar as tarefas e colocá-las em ordem de importância. Todos os dias, ou na noite anterior, anote no seu caderno/agenda/bloco de notas tudo o que precisa fazer no dia seguinte. Fica mais fácil quando você anota e não precisa ficar tentando lembrar o tempo todo o que precisa fazer.

Na hora de fazer essa lista de tarefas, escreva-as por ordem de prioridade, ou seja, o que precisa ser feito primeiro até o que pode ser feito por último. Assim, se você tiver uma recaída lá na metade do dia e procrastinar, pelo menos o mais importante estará feito.

5. Organize seus horários

Se você não tem horários definidos para suas tarefas, e não tem prazos para cumpri-las, também não tem noção de como o seu dia está passando rápido. No final, você sente que mais um dia da sua vida passou e não foi útil como poderia. Mude isso.

Publicidade

Quando for fazer a lista de tarefas da dica anterior, coloque ao lado o tempo que você consegue levar para concluir cada uma. Não minta para si mesmo: se dá para fazer em 1 hora, não coloque 2 horas para poder procrastinar. Isso vai atrapalhar a sua mudança de hábito.

Além disso, procure determinar um horário para trabalhar ou fazer as atividades que precisa. Assim, você assume um compromisso com esse horário e pode ser recompensado com seu tempo livre depois que terminar tudo. A sensação será maravilhosa, faça o teste.

6. Seja persistente

Por fim, não desista caso sinta que fracassou nos primeiros dias. Quando você quer mudar um hábito na sua vida, o único jeito é repetir e repetir, treinar e treinar, tentar de novo. Isso vale para qualquer coisa na vida, pois o ser humano é movido por seus hábitos.

Publicidade

Leva cerca de um mês até que uma nova atitude se torne mais fácil de executar, então os primeiros dias serão mais difíceis. Mantenha o foco e seja persistente. Vai chegar o dia em que a procrastinação não será mais um problema, e você vai estar orgulhoso de si mesmo.

Sair da versão mobile