Menu

7 Dicas de segurança para mulheres que moram sozinhas

Esteja sempre atenta ao que acontece em sua volta para ser rápida e certeira em uma situação de risco

Crédito: Freepik

Publicidade

O índice de violência e criminalidade no Brasil é bem alto e o risco é para todos. Mas, para as mulheres que moram sozinhas, o perigo é maior devido à cultura do machismo que enxerga as mulheres como seres frágeis e incapazes se defender.

Esse é o pensamento dos criminosos que têm como alvo as mulheres que estão na rua sozinhas ou que moram sozinhas. Então, para se proteger tanto quanto possível, veja algumas dicas de segurança que deve incluir na sua rotina.

1. Conheça seus vizinhos

Saiba quem são as pessoas que moram ao seu redor, cumprimente-as quando puder e procure manter uma relação amigável. É importante conhecer seus vizinhos por dois motivos: primeiro para saber identificar quando um estranho está pela sua rua, parecendo suspeito. Segundo, para ter a quem pedir ajuda imediata no caso de precisar.

2. Seja discreta com seus pertences e informações pessoais

Evite ficar mostrando nas redes sociais onde é o seu endereço residencial e do trabalho, detalhes da sua rotina e os pertences que tem dentro de casa. Para você podem ser coisas simples, mas essas mesmas coisas podem parecer objetos de valor para um criminoso que vai tentar invadir sua casa para roubá-las.

Publicidade

3. Prefira morar onde tem sistema de segurança

Quando for escolher um apartamento para morar, dê preferência por um local que tenha sistema de segurança por câmeras, interfone, portões seguros e guardas na guarita. É um investimento extra, mas que significa muito para sua proteção.

4. Troque a fechadura

Você não tem como saber se o antigo morador do seu apartamento ficou com uma chave ou se entregou uma chave extra para qualquer outra pessoa. Por isso, assim que pegar o contrato, troque as fechaduras das portas com acesso à rua.

5. Fique de olho em volta

Quando estiver entrando ou saindo de casa, fique sempre atenta ao que está acontecendo em volta. Ao invés de ficar no celular, volte sua atenção às pessoas que estão passando e na segurança dos pertences que estão com você.

6. Números de emergência

Na discagem rápida do seu celular, deixe gravados os números para quem você ligaria em uma emergência, como polícia, portaria e uma pessoa da sua confiança que vai atender quando você ligar. Às vezes, em um momento de desespero, você se esquece dos números básicos, e tê-los na discagem rápida poderá salvá-la.

Publicidade

7. Saiba se defender

Aprender técnicas de defesa pessoal também é uma ótima estratégia de segurança para mulheres que moram sozinhas. Ao saber como reagir a um ataque, suas chances de conseguir sair ilesa e buscar ajuda são bem maiores.

Sair da versão mobile