Algumas das consequências dos problemas na glândula tireoide são fraqueza muscular, queda de cabelos e ganho ou perda brusca de peso. O que é um verdadeiro transtorno!
A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios que atuam diretamente em nosso metabolismo. Quando ela apresenta alguma disfunção e começa a produzir mais substâncias do que o nosso corpo precisa, chamamos de hipertireoidismo. Por outro lado, sua diminuição é chamada de hipotireoidismo.
As principais causas dos problemas relacionados à tireoide são as doenças autoimunes (quando o corpo começa a produzir anticorpos contra si mesmo), o que pode, nos casos mais graves, levar à remoção cirúrgica e definitiva da glândula. O tratamento, geralmente, envolve a reposição hormonal e o uso de medicamentos contínuos.
Atualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofram algum tipo de disfunção na tireoide. Muitas delas sequer sabem que estão doentes, ainda que apresentem os sintomas. É importante um exame clínico para que sejam determinadas as causas e tratado o problema, uma vez que nosso corpo, sozinho, não consegue se curar.
Entretanto, é possível ajudar seu organismo a se recuperar, mantendo uma alimentação saudável e realizando algumas mudanças no estilo de vida. Veja algumas maneiras de começar a tratar e a evitar a doença:
1. Procure um especialista
Seus problemas com a tireoide não vão desaparecer a menos que se conheçam as causas. Um bom médico endocrinologista (especialista no funcionamento das glândulas endócrinas e no diagnóstico de problemas hormonais) vai conseguir realizar a análise correta de suas necessidades e assegurar o tratamento adequado de acordo com o que o seu organismo precisar. Caso apresente os sintomas da doença, o primeiro passo é procurar a ajuda de um profissional.
2. Evite glúten
O glúten, principalmente o de má qualidade, pode provocar disfunção na tireoide. Ele gera uma resposta autoimune em muitos organismos, principalmente nos dos portadores da doença celíaca. Atualmente, há estudos que indicam essa substância como a principal causadora da tireoidite de Hashimoto (inflamação na glândula).
3. Use óleo de coco na hora de preparar os alimentos
O óleo de coco não interfere na produção hormonal como outros tipos de óleos usados na cozinha. Ele funciona no aumento do metabolismo e ajuda na redução de peso. Também atua na diminuição dos transtornos gastrointestinais e na saúde imunológica, que são fundamentais para a manutenção bom desempenho da tireoide.
Mas atenção: o óleo de coco é muito gorduroso e seu excesso pode gerar diversas complicações no organismo. O ideal mesmo é evitar alimentos muito gordurosos e buscar uma dieta balanceada.
4. Evite amendoins e seus derivados
Eles possuem goitrogens, substâncias que podem prejudicar a produção de hormônios na tireoide, interferindo na absorção de iodo.
5. Coma algas e vegetais marinhos
As algas e o outros vegetais marinhos como nori, kombu e wakame devem ser ingeridos com frequência. Eles são grandes fontes de iodo, além de possuírem outros nutrientes necessários a nossa saúde.
6. Beba caldo de ossos
A ingestão de caldo (ou sopa) de ossos ajuda a curar e proteger a mucosa intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico, o que é importante para um ótimo funcionamento da tireoide.
7. Aumente a ingestão das vitaminas A, D e K2
Elas são cruciais para um bom funcionamento da tireoide e da nossa saúde hormonal. Pessoas que sofrem com problemas nesta glândula apresentam uma deficiência na presença dessas vitaminas no organismo.
8. Consuma alimentos naturais
Nosso organismo está sobrecarregado por toxinas adquiridas pela ingestão de alimentos industrializados, poluição do ar e pelo consumo de álcool e cigarros. Elas interferem negativamente na saúde e no funcionamento da nossa tireoide. Hábitos de vida e alimentação saudáveis e naturais, ajudam nosso corpo a se desintoxicar e evitar uma sobrecarga hormonal.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!
Compartilhe!