Se você é um tutor de primeira viagem, e está com dúvida sobre como lidar com o seu cão ou gato que acabou de adotar, fique tranquilo. Veja essas dicas e tenha paciência, pois a relação entre vocês está só começando e vai ficar cada vez melhor, graças ao seu amor, que é o mais importante.
1. Se está prestes a adotar, considere algo essencial
Você já colocou na cabeça que vai adotar um cão ou gato, mas ainda não tomou a atitude? Então ainda dá tempo de refletir sobre o tamanho da responsabilidade que você está assumindo.
Considere o seu estilo de vida antes de ser responsável por outra vida. Seu pet vai precisar de atenção, carinho e cuidados, e tudo isso vai exigir seu tempo, sua paciência e seu dinheiro. Você está mesmo preparado? Se a resposta por sim, ainda leve em conta o porte do animal e se ele tem necessidades especiais, pois as despesas poderão ser maiores.
2. Prepare o terreno
Antes de ir buscar seu novo amigo no abrigo ou no local em que ele está, prepare a sua casa para recebê-lo de braços abertos. Compre o básico para as necessidades dele, como uma caminha, um banheirinho, potinhos de água e comida, um saco de ração de acordo com a idade dele, e até uns mimos para agradá-lo, se quiser.
Organize onde vai ficar a caminha, o banheirinho, e combine com o pessoal de casa quais serão os limites impostos, para que todos ajam da mesma forma com o animal, e ele acostume com as regras da casa.
3. Prepare-se para os imprevistos
Quando o seu pet chegar na sua casa, ele vai precisar de ambientar. Dependendo da idade, se for muito jovem, é bem possível que ele comece a fazer travessuras. Então, esteja preparado para alguma sujeira extra, xixi e cocô fora do lugar, coisas rasgadas e até quebradas.
Leia bastante sobre o comportamento natural do seu pet para aprender a educá-lo com amor e respeito, pois isso leva algum tempo.
4. Seja paciente
Será mais fácil de o seu pet acostumar com você e outros membros da família se ele for um filhote. Mas, se for um pet adolescente, adulto ou idoso, você precisará ter paciência até que ele se sinta confiante e em casa. Isso pode levar semanas ou até meses.
Então, não force-o a fazer certas atividades. Apenas demonstre que você está sempre por perto, pronto para oferecer carinho a ele, e logo você será retribuído.
5. Cuidado com a alimentação
Quando for buscar o seu pet, pergunte ao atual responsável como são os hábitos alimentares dele. Se possível, compre a mesma ração e ofereça nos mesmos horários, para que ele não tenha que passar por tantas mudanças. Para o animal estar mais calmo e tranquilo, precisa estar bem alimentado.
6. Leve-o para passear
Os pets também precisam gastar muita energia, assim como os humanos. Então, lembre-se de levar o seu cão para passear, caso não tenha um terreno grande para isso. Assim, ele vai chegar em casa mais tranquilo e vai dormir melhor também.
Na hora do passeio, lembre-se que não pode estar muito quente, pois o chão poderá queimar as patinhas. Lembre-se também que a distância percorrida deve ser de acordo com a idade e as limitações do animal.
7. Mantenha uma rotina
Seu cão ou gato será mais tranquilo e obediente se você estabelecer uma rotina para comer, passear e brincar. Ao entender a rotina, ele conseguirá retribuir melhor suas expectativas, e vocês viverão em paz, juntos.
8. Leve-o ao veterinário
Por fim, não se esqueça de manter visitas periódicas do seu pet ao veterinário. Na hora da adoção, peça a carteirinha de vacinas dele e mantenha todas em dia. De tempos em tempos ele vai precisar tomar antiparasitários, então converse com o veterinário sobre isso também. O pet saudável é mais feliz.
Veja também: Lindas fotos do antes e depois de cachorros resgatados