A batata-doce se popularizou devido, principalmente, à sua relação com a boa forma e a saúde. No entanto, o consumo desse alimento pode ser um mistério para os diabéticos. Afinal, o diabético pode comer batata-doce ou não? Esclareça algumas dúvidas sobre esse grande questão.
Vale lembrar que a leitura deste artigo não substitui a consulta médica para portadores de quaisquer doenças. O mais correto a se fazer é consultar um médico especialista para que ele possa lhe recomendar as indicações necessárias eficientes para você, pois cada organismo é diferente.
Quem tem diabetes pode comer batata-doce?
As dúvidas sobre o diabético poder comer batata-doce ou não são causadas, principalmente, pelo fato desse tubérculo ser doce. Além disso, há ainda os carboidratos, que são transformados em açúcar no sangue.
Apesar desses dois fatores, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico, sendo esse o valor de número 44. Vale lembrar que o índice glicêmico começa a ser considerado alto quando esse número ultrapassa o 69.
Portanto, o diabético pode comer batata-doce, mas ainda assim o ideal é que seja feito de forma moderada e também com o acompanhamento de um profissional da saúde.
6 Motivos para comer batata-doce
A batata-doce é composta por ômega-3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. Sua composição natural pode ser benéfica para portadores de diferentes doenças e ela contém muitos benefícios que provam que o diabético pode comer batata-doce. Confira alguns dos principais benefícios da batata-doce:
Fibras
A batata-doce é um alimento rico em fibras, contendo até mesmo mais fibras que a aveia. A quantidade de fibras do alimento ajuda a reduzir e controlar os níveis de açúcar sangue e os picos de insulina, um dos pontos fortes pelo qual o diabético pode comer batata-doce.
Emagrecimento
Também devido às fibras, a batata-doce ajuda no emagrecimento. As fibras não são digeridas pelo corpo e são eliminadas por completo. Esse componente ajuda dar saciedade e também regula o intestino.
Ganhar massa muscular
Como já se é acostumado a ver, muitos atletas incluem esse alimento na dieta para favorecer o aumento muscular. Atletas como fisiculturistas consomem a batata-doce, fazendo com que os carboidratos presentes na batata forneçam energia e tornam o treino ainda mais eficiente.
Poder antioxidante
Como já se sabe, os antioxidantes dos alimentos carregam uma série de benefícios. Eles são excelentes para combater o envelhecimento precoce e as células cancerígenas, por exemplo. Para a felicidade dos amantes desse tubérculo, a batata-doce é rica também nos incríveis antioxidantes.
Saúde de pele
Além de conter antioxidantes, a batata-doce também é composta por vitaminas A, C e E. A combinação desses elementos é benéfica para a saúde e para a estética da pele, pois estimulam a produção de colágeno.
Regula os níveis de açúcar no sangue
A batata-doce contém amido em sua composição, que posteriormente se transforma em açúcar, e por isso deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas. Apesar disso, as fibras presentes nesse alimento ajudam a regular essa quantidade de açúcar devido ao seu importante papel na digestão.
Outra função da batata-doce essencial para os diabéticos é a sua capacidade de estimular o aumento dos hormônios que ajudam a controlar o metabolismo da insulina.