Ela é doce e um tanto calórica, então será que diabético pode comer manga? A manga é saborosa, rica em fibras e vitaminas. Contudo, o seu gosto adocicado não é à toa. A fruta é rica em açúcar e, por isso, muitas pessoas que sofrem de diabetes se perguntam sobre o fato se devem ou não comer manga. Saiba o que diz o Ministério da Saúde e aprenda algumas receitas com essa fruta brasileiríssima.
Diabético pode comer manga?
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabético devem ingerir itens de todos os grupos alimentares básicos, incluindo as frutas. Entre as permitidas, o órgão cita “laranja, banana, abacaxi, mamão, melancia, limão, caju, tangerina, caqui, manga, melão, etc”. Então, é possível, sim, mas é claro que com cautela.
A manga é rica em frutose, açúcar natural e o consumo de 100 gramas representa 13 gramas de carboidratos no organismo. Esses 100 gramas representam a porção máxima que um diabético, seja do tipo 1 ou 2, deve consumir para evitar picos de açúcar no sangue.
Porém, a manga é uma fruta com muitos benefícios para o organismo. Ela é rica em fibras, vitaminas dos complexos A, B, C, E e K, em minerais como zinco, cálcio e magnésio. Além disso, por ser rica em fibras, ela ajuda na digestão e no funcionamento do intestino.
A fruta também contribui com a melhora das funções cerebrais, retarda o envelhecimento das células de forma precoce, ajuda no controle do estresse. E, claro, com um sabor tão delicioso, ajuda no humor. O consumo, então, pode ser feito, desde que de forma controlada.
Além disso, é fundamental lembrar que cada organismo funciona e reage de maneiras diferente. Portanto, não deixe de consultar o seu médico para saber melhor sobre a possibilidade do consumo de manga.
Receitas com manga para diabéticos
Você pode preparar deliciosas receitas com manga, que têm baixo carboidrato e nenhuma adição de açúcar. Porém, é preciso calcular o carboidrato antes de ingerir, comendo somente o que pode. Claro, sempre peça a aprovação do seu médico ou nutricionista antes de preparar, ok? Veja quais são.
Mousse de manga
Fácil de fazer, nutritivo e delicioso, essa receita do Diabetic Center vai te impressionar. Ela é leve e aerada, ficando pronta rapidinho. Bastam 3 horas na geladeira para poder aproveitar seu sabor e textura únicos. Veja os ingredientes e aproveite que diabético pode comer manga.
Ingredientes
Manga madura: 1 unidade;
Gelatina em pó sem sabor: ½ envelope;
Iogurte natural desnatado: 1 copo;
Adoçante: 10 gotas;
Clara em neve: 2 unidades.
Modo de preparo
- Hidrate e dissolva a gelatina no microondas com 1/4 de xícara de água;
- Coloque no liquidificador com a polpa da manga, o iogurte e o adoçante;
- Retire e misture delicadamente às claras em neve;
- Coloque em taças ou travessa e se quiser, decore com pedaços de manga;
- Leve para gelar ao menos 3 horas antes de servir
Salada requintada
E se sua salada tivesse um sabor especial? A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda essa receita para aqueles dias em que você está querendo se mimar. Além disso, é perfeita para receber os amigos e a família, sendo um excelente acompanhamento.
Ingredientes
Alface americana: 1 pé;
Rúcula: 1 maço;
Peito de peru defumado: 100 gramas;
Manga em fatias: 1 xícara;
Queijo minas: 100 gramas;
Palmito: 1 xícara.
Modo de preparo
- Lave bem as folhas e coloque em uma saladeira;
- Adicione os outros ingredientes e misture;
- Sirva com ou sem molho.
Molho de manga para salmão
Também da Sociedade Brasileira de Diabetes, essa receita é para deixar seus peixes grelhados perfeitos, com molho de manga. Saborosa, com um toque agridoce, ela vai deixar qualquer prato mais especial. Veja como preparar:
Ingredientes
Molho de soja: 2 colheres (sopa);
Gengibre ralado: 1 colher (sopa);
Canela: 1 pedaço pequeno;
Aniz estrelado: 1 unidade;
Vinagre de arroz: 1 colher (sopa);
Manga madura picada: 1 unidade.
Modo de Preparo
- Coloque tudo no fogo e deixe cozinhar por 10 minutos;
- Tire as especiarias e bata no liquidificador;
- Derrame sobre o salmão assado ou coloque em uma molheira.
Lembre-se de perguntar para seu médico ou nutricionista qual a quantidade de cada receita que você pode comer. Eles são os mais indicados para te ajudar a dosar, já que cada corpo tem suas particularidades.
Veja também: Folha de manga: os 10 benefícios para a sua saúde e como usá-la