Menu

Diabetes pode causar impotência? Veja o que fazer para não prejudicar a vida sexual

A diabetes é uma doença que precisa ser levada a sério, sem negligenciar o tratamento

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando não é tratada corretamente, a diabetes é uma doença que traz muitos efeitos colaterais para a saúde. Um desses efeitos é a impotência sexual, pois a doença prejudica o mecanismo da ereção.

Como a diabetes causa impotência?

O que acontece é que a diabetes descontrolada faz com que os níveis altos de açúcar no sangue alterem os vasos sanguíneos e os nervos da região do pênis.

Ocorre uma diminuição da circulação sanguínea, fazendo com que não chegue ao pênis a quantidade de sangue necessária para a ereção.

Além disso, ocorre uma obstrução da artéria peniana, chamada de aterosclerose, e isso também impede a alta concentração de sangue necessária para manter o pênis ereto.

Publicidade

Tem ainda a alteração na sensibilidade do pênis, devido a doença afetar os nervos no local, e assim o homem sente menos prazer sexual. Sem prazer, a ereção não se mantém.

Como evitar e como tratar?

O fato de ser diagnosticado com diabetes não significa que o homem vai ter disfunção erétil. Para evitar que sua vida sexual seja prejudicada, ou para tratar caso a disfunção já esteja acontecendo, a solução é manter o tratamento da diabetes à risca, conforme os cuidados recomendados pelo médico.

Infelizmente, nem todos os casos de disfunção erétil por causa da diabetes podem ser revertidos, pois vai depender do quanto os vasos sanguíneos e os nervos penianos já foram afetados. Mesmo assim, só é possível ter certeza depois de ir ao médico, fazer exames e começar o tratamento.

Além do endocrinologista, que é o médico que trata a diabetes, é recomendado consultar um urologista, médico responsável por tratar do aparelho reprodutor e do sistema urinário dos homens.

Publicidade

Junto com o tratamento da diabetes, o urologista poderá recomendar remédios vasodilatadores, exercícios físicos ou mesmo um implante de prótese semirrígida no pênis, em casos mais graves, quando as outras alternativas não apresentam melhora.

Sair da versão mobile