Menu

Diabetes emocional existe?

O termo é usado para pacientes que já têm predisposição a diabetes e o quadro agrava devido a um fator emocional

Crédito: Freepik

Publicidade

Diabetes é uma doença que ocorre quando existe deficiência no processo de produção e liberação de insulina pelo pâncreas ou de absorção da glicose que está no sangue. Não tem uma relação direta com o fator emocional, mas pode ter uma relação indireta.

O surgimento do termo “diabetes emocional”

Antigamente, durante os anos 1600, o médico inglês Thomas Willis considerou a possibilidade de alguns de seus pacientes desenvolverem diabetes após passarem por períodos de muito estresse, tristeza ou depressão. Então, surgiu o termo diabetes emocional.

Uma relação indireta para quem tem predisposição

Mas séculos mais tarde ficou claro que o fator emocional não pode causar a doença. No entanto, a relação que existe é que, quando uma pessoa está com seu estado emocional muito desequilibrado, o corpo aumenta a produção de certos hormônios que reagem diretamente com a insulina, hormônio que absorve a glicose para que seja distribuída ao corpo todo.

Então, um estado emocional doente pode favorecer o desenvolvimento de diabetes, mas apenas em pacientes com predisposição para diabetes devido a outros fatores.

Publicidade

Ou seja, se você é uma pessoa que não nasceu com predisposição a diabetes, não tem doenças que favorecem diabetes e leva um estilo de vida saudável, não será o seu estado emocional um causador de diabetes no seu organismo.

Veja também: Como baixar glicose naturalmente para prevenir diabetes tipo 2

Sair da versão mobile