O ambiente em que se vive não deve ser nem muito seco, nem muito úmido. A umidade representa a quantidade de água presente no ar, e o ideal para a saúde é que essa taxa seja de 50 a 60%, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A umidade em excesso, que é a partir de 65%, prejudica a saúde e também a casa, pois com o tempo forma colônias de ácaros, fungos e bactérias, causando alergias respiratórias, doenças de pele e danificando os materiais e equipamentos do ambiente.
Nesse caso, para controlar a umidade, é bom investir em um desumidificador. Esse aparelho tem a função de absorver o excesso de umidade presente no ambiente, deixando o ar mais adequado para as pessoas e para os objetos, materiais e equipamentos em geral.
Como saber se a sua casa precisa de um desumidificador?
A maioria das pessoas não tem em casa qualquer tipo de medidor de umidade do ar. Mas, é possível perceber quando os ambientes são muito úmidos. O ar que se respira fica mais pesado, e por isso as pessoas se sentem mais fadigadas e indispostas.
Outro indício é o surgimento de problemas respiratórios ou de pele sem outra explicação ou histórico de saúde.
Além disso, a própria casa vai apontar a umidade, pois o piso vai estar sempre meio úmido, as paredes também, e você verá a formação de bolores nas paredes, objetos e equipamentos com bastante facilidade. Todos esses são sinais de umidade em excesso.
Geralmente, a umidade em excesso é comum nas cidades que são naturalmente mais úmidas, também em épocas de muitas chuvas e em casas com poucas janelas e pouca circulação de ar.
Se a sua casa for pouco arejada e não pega muito sol, pode ser interessante investir em um desumidificador, mesmo não notando os sinais de umidade com frequência, para prevenir as consequências.
Qual desumidificador escolher?
No mercado existem diversas marcas e modelos de desumidificadores de ar. Você vai escolher conforme o que mais gostar e o preço. Mas, precisa se lembrar de considerar a capacidade do aparelho por metro cúbico de acordo com a metragem dos ambientes da casa. Esse é o ponto principal para que o aparelho seja eficaz.
Veja também: Como fazer um umidificador de ar caseiro