Para que o bacalhau fique preservado por bastante tempo, uma das técnicas utilizadas é a salga. Ela reduz a água presente no peixe e assim a conservação se prolonga por meses. Mesmo assim o peixe precisa ser mantido em temperatura entre 2ºC e -4°C. Quando você compra um peixe salgado, antes de utilizar, precisa remover esse sal. Então, veja a seguir diferentes formas de dessalgar bacalhau.
3 Formas de dessalgar bacalhau
Tirar o sal é, basicamente, hidratá-lo de novo. Esse processo precisa ser feito em água gelada para impedir que a carne se deteriore quando voltar a ficar hidratada. Veja como pode fazer:
1. Bacalhau em lascas
Se você comprar o bacalhau salgado em lascas, vai ser mais rápido dessalgar. Também costuma ser uma opção mais barata.
Você vai pegar uma bacia ou panela funda, colocar as lascas de bacalhau e cobrir com água gelada. Depois vai colocar pedras de gelo também, vai tampar e colocar na geladeira durante 3 horas.
Passado esse tempo, vai colocar mais água gelada e com gelo em outro recipiente, escorrer o bacalhau do recipiente em que está e transferir para a água nova. Tampe e leve para a geladeira por mais 3 horas. Depois dessas 6 horas já pode escorrer as lascas para usar na sua receita.
2. Bacalhau em postas
O mesmo processo de dessalga pode ser feito com o bacalhau mais inteiro, em postas, mas nesse caso vai levar mais tempo.
Primeiro você vai cortá-lo em postas e remover a pele. Depois vai lavar cada posta em água corrente, inclusive na parte interna, para remover o excesso de sal.
Depois faça o mesmo que na opção anterior. Coloque as postas em um recipiente em que caibam todas e cubra com água gelada e gelo. Tampe e leve para a geladeira, mas dessa vez ele vai ficar lá por 12 horas.
Passado esse tempo, troque as postas para outro recipiente com água gelada e limpa, tampe e leve para a geladeira por mais 2 horas. Você vai repetir a troca de água 3 vezes a cada 2 horas. Depois vai estar pronto para o uso.
3. Dessalgue rápido
O ideal é que sempre faça a dessalga com a água gelada e utilize essa técnica rápida apenas quando realmente estiver com pouco tempo para o preparo do prato. O que vai fazer é começar lavando as postas em água corrente para remover todo o excesso de sal que conseguir, dentro e fora do peixe.
Depois coloque-as em uma panela com água e mais sal. A proporção é de 3 colheres de sopa de sal para cada quilo de peixe. Então, deixe ferver e assim que formar uma espuma na superfície, desligue o fogo.
O próximo passo é escorrer as postas e escaldá-las em água fria. Prove para ver se já está bem dessalgado. Se ainda estiver muito salgado, coloque de volta no fogo, mas apenas com água. Assim que começar a ferver, desligue e escalde em água fria novamente.
Depois é só limpar e usar. Se quiser uma sugestão deliciosa de receita, veja como fazer um bolinho de bacalhau tradicional de Portugal.