o que é a Desprogressiva
Crédito: Freepik

Desprogressiva: saiba para que serve e como é feito esse procedimento

Com certeza você já ouviu falar na escova progressiva. Mas sabia que agora existe a desprogressiva? Saiba o que é e como funciona

Publicidade

Muitas mulheres cacheadas sonhavam em ter cabelos lisos porque dava muito trabalho manter os cachos ou porque não sabiam como fazer uma boa finalização para deixar os cachos bem definidos. Então, quando surgiu a escova progressiva, foi um sonho realizado para milhares de cacheadas que passaram a ser alisadas.

Só que, agora, com a popularidade dos cabelos cacheados que estão em alta, e as várias técnicas que facilitam na hora de definir os cachos, a escova progressiva foi perdendo sua força. Quem já tinha há anos começou a enjoar e ter vontade de deixar seus cachos naturais livres, leves e soltos.

A forma mais comum que remover a escova progressiva do cabelo ainda é a transição capilar, que nada mais é do que parar de colocar qualquer tipo de química no cabelo e aderir a um cronograma capilar. Nele vão existir sessões de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios até que voltem a crescer no formato natural.

Só que a transição leva tempo, pois precisa esperar os fios novos crescerem. Se quiser radicalizar, o corte bem curto, chamado big chop, é o recomendado para não ficar com metade do cabelo alisado e a outra metade cacheado.

Publicidade

Mas, agora tem outra alternativa. Recentemente, para as mais apressadas, surgiu uma técnica chamada desprogressiva.

O que é a desprogressiva?

A desprogressiva também é um procedimento químico, assim como a progressiva. Leva amônia, então deve ser feita com muito cuidado em um salão que tenha total conhecimento sobre o uso e aplicação da técnica.

São usados produtos que atuam removendo aos poucos a química da progressiva e estimulando a remodelação dos cachos. Nem sempre uma única aplicação é o bastante, então é importante conversar com o cabeleireiro sobre quando pode fazer de novo.

Como é feita?

  1. Primeiro, o cabeleireiro faz um teste de mecha, já que vai usar uma química sobre outra química.
  2. Se o teste for ok, os cabelos são lavados com um shampoo antirresíduos.
  3. Produtos estruturadores de ondas e estabilizadores de cachos são aplicados nas mechas e agem, em média, por 30 minutos.
  4. Enquanto isso, bigudinhos são enrolados nos fios.
  5. Quando o cabelo estiver 100% seco, é lavado para retirar os produtos.
  6. Nessa etapa é aplicada uma máscara para hidratar os fios, que age por alguns minutos e logo é retirada com mais uma lavagem.
  7. O cabelo é finalizado com leave-in e secagem com difusor.

YouTube video player

Depois disso, você precisa continuar cuidando bem do cabelo em casa, conforme o seu cabeleireiro recomendar. O cronograma capilar é indispensável para manter os fios hidratados, fortes e nutridos.

Publicidade

Quem pode fazer?

Quem tem escova progressiva e não quer mais o efeito alisado no cabelo, pode ir a um salão especializado para fazer o teste de mecha e ver se é possível aplicar a desprogressiva.

Essa etapa é fundamental, pois vai definir quem pode fazer o procedimento. Se o teste de mecha mostrar que o cabelo está muito danificado ou muito fino e não vai resistir, é melhor ter mais paciência e fazer a transição capilar comum mesmo.

Tem como fazer em casa?

Até existem produtos para desprogressiva que você pode comprar pela internet e fazer em casa, mas como é um tratamento químico, é arriscado de dar bem errado e você se arrepender. O melhor mesmo é ir a um salão com prática nesse procedimento e fazer com segurança, sem risco de estragar seu cabelo.

Publicidade

Como acelerar a transição capilar

Uma forma caseira de dar uma acelerada na remoção da progressiva, mas que é considerada uma estratégia dentro da transição capilar, é usar shampoo antirresíduo no cabelo uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do estado de saúde do seu cabelo, e manter o cronograma capilar.

O shampoo antirresíduo não deve ser usado com frequência, pois ele resseca muito os fios, mesmo fazendo hidratações. Para ter um melhor resultado, não use qualquer tipo de química no cabelo para garantir fios mais fortes até que voltem a ser cacheados.

YouTube video player

PODE GOSTAR TAMBÉM