Menu

Como desossar frango de 4 jeitos + receitas

Se você nunca fez ou comeu um frango sem osso nenhum, aproveite para treinar e provar essa delícia ainda hoje

Crédito: Freepik

Publicidade

Perfeito para aquela refeição especial, esse prato recheado pode ser feito com diversos cortes, porém desossar o frango pode ser um pesadelo. Mas não tem que ser assim. Se feito com cuidado e técnica, pode se tornar, acima de tudo, divertido. Certamente, a grande vantagem de tirar os ossos é que, além de ficar mais fácil de servir, a receita fica mais refinada. Portanto, vale a pena aprender a fazer para aquele dia especial.

Como desossar frango

Primeiro de tudo, para evitar bagunça na sua cozinha, garanta uma bancada espaçosa e separe uma tábua de cortar. Da mesma forma, é importante ter uma faca pequena e também amolada, com ponta para fazer os cortes necessários. Além disso, certifique-se que o frango esteja bem limpo, por dentro e por fora. Provavelmente, as primeiras tentativas serão mais demoradas, mas não pode desanimar. Portanto, veja as técnicas para várias formas de fazer a desossa.

Coxa e sobrecoxa

Quer fazer aquela receita maravilhosa de coxa e sobrecoxa recheada? Não existe magia aqui, portanto, essa é a técnica que você precisa aprender. Nesse vídeo, você vai ver como fazer a desossa de forma simples e segura.

Além disso, dá dicas sobre o material utilizado. Da mesma forma que é necessária uma faca apropriada – pequena e afiada – certamente vai precisar de uma tábua de carne. A mais recomendada é a de vidro ou outra pouco porosa, para evitar a contaminação cruzada.

Publicidade

Desossar peito

É digno de nota observar que, quando comprado com a carcaça, o peito de frango fica muito mais barato do que o filé. Consequentemente, acaba compensando ao final do mês, quando se coloca na ponta da caneta. Entretanto, muita gente não sabe o que fazer para retirar os filés, tendo como resultado o desperdício de carne. Esse vídeo mostra de forma didática como fazer isso e, finalmente, como cortar corretamente os filés.

Frango inteiro

Talvez o que você quer é fazer aquele frango inteiro recheado, certo? Então é ainda mais certo de que esse é o seu tutorial. Ele mostra como retirar todos os ossos sem estragar a carne, deixando o frango intacto. A partir daí, é só dar aquela lavada com limão, temperar e rechear bem. Veja o vídeo, super detalhado e didático, para aprender a tirar todos os ossos de um frango inteiro.

Asa

A asa do frango desossada pode ser o petisco ideal que você estava procurando. Perfeita para a churrasqueira ou airfryer, ela fica suculenta por dentro e crocante por fora. Além disso, você pode aproveitar para colocar seu recheio favorito, como queijo coalho e pimenta calabresa, vegetais ou o tradicional queijo com presunto.

Se divirta também com a forma descontraída que o açougueiro trata a aula, finalizando com um espirituoso “só pra vocês aprenderem, porque depois vocês vão pedir pra mim mesmo”.

Publicidade

Receitas perfeitas para depois de desossar frango

Agora que você já está fera em desossar frango, que tal testar suas habilidades em uma receita especial? Teste ainda hoje um ballotine  ou umas coxas recheadas. As receitas dão a opção de recheio, mas você pode modificar como quiser, adaptando ao seu gosto. Veja como preparar essas delícias.

Ballotine

Crédito: Temperando

Sabe aquele frango recheado amarradinho, que parece até um pão? Esse é o ballotine, perfeito para dias de festa ou para surpreender a família e amigos em um dia comum.

Ingredientes

Frango desossado: 1 unidade;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Alho: 4 dentes picados;
Shitake: 200 gramas picados;
Espinafre: 200 gramas picados;
Queijo branco: 150 gramas picados;
Sal e pimenta: a gosto;

Publicidade

Modo de preparo

  1. Refogue o alho e o shitake na manteiga, tempere com sal e pimenta e deixe que ele fique macio;
  2. Adicione o espinafre e deixe murchar. Desligue e espere esfriar até o próximo passo;
  3. Coloque o frango desossado já temperado e aberto em uma tábua, com a pele para baixo;
  4. Coloque o recheio no centro e espalhe, deixando as laterais livres;
  5. Espalhe os cubos que queijo e feche o frango, levando as laterais para o centro;
  6. Amarre com um barbante culinário e coloque em uma assadeira coberta por papel alumínio;
  7. Asse em forno baixo por 25 minutos, retire o papel e regue com o caldo, deixando por mais 35 minutos;
  8. Retire do forno e deixe descansar 10 minutos na assadeira antes de servir.

Coxas recheadas

Crédito: Tudo Gostoso

Suculentas e as favoritas da criançada, elas ficam com cara de festa e podem ser servidas como prato principal ou até mesmo no churrasco. Aproveite para caprichar naquele molho que só você sabe fazer.

Ingredientes

Filé de coxas desossadas: 8 unidades;
Limão siciliano: 3 unidades em rodelas;
Alho: 3 dentes amassados;
Sal e pimenta: a gosto;
Batatas cozidas: 1 kg;
Bacon: 8 fatias;
Palitos de cenoura: 8 palitos.

Modo de preparo

  1. Deixe o frango marinando com os limões, alho, sal e pimenta por duas horas;
  2. Abra os filés e coloque uma fatia de bacon e um palito de cenoura no centro e feche com palitos;
  3. Coloque em um refratário forrado com batatas cozidas em rodelas, coloque o frango por cima e para finalizar, o caldo do marinado;
  4. Leve para assar e quando estiver dourado, sirva ainda quente.

Gostou das receitas? Faça o teste em casa e conte qual foi a sua favorita. Experimente assar também na brasa da churrasqueira para ver como ficam perfeitas.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile