Além disso, é responsável por transportar a linfa dos tecidos para a circulação sanguínea. Uma curiosidade: Sabia que tem mais linfa do que sangue no seu corpo?!
Este sistema é também responsável pelo processo purificador do nosso organismo. O sistema linfático ajuda também os glóbulos brancos a lutarem contra bactérias, que ameaçam nosso organismo. O baço, a linfa, o timo e os vasos linfáticos fazem parte desta rede linfática. Na falência do sistema linfático, os órgãos como o pâncreas, o fígado e o baço podem sofrer severos danos e a nossa saúde fica debilitada.
Já conseguiu perceber que manter o sistema linfático saudável é imperativo. Por isso, convém saber quais são os sinais de que ele não está passando bem. Os seguintes sintomas dão azo a desconfiar de que tem seu sistema linfático com algum problema. Esteja atento a isto:
- Aumento de peso
- Problemas de artrite e bursite
- Cefaleias
- Gripes e constipações
- Aparecimento de celulite
- Lesões mais frequentes
Sabia que 80% das mulheres possuem um sistema linfático vagaroso? Pois é! Agora preste atenção às dicas que se seguem. Assim irá conseguir purificar seu sistema linfático:
- Coloque os refrigerantes de lado: Eles têm excesso de açúcares na sua composição que danificam seu sistema linfático.
- Ingira muitos vegetais: A clorofila dá pureza ao sangue e à linfa.
- Tome muito chá de ervas: O astrágalo, a hidraste e a quiinácea são boas opções. Consulte seu ervanário ou um especialista em medicina alternativa para se aconselhar.
- Coma frutas em jejum: Vai melhorar sua digestão e dará poderes antioxidantes à linfa.
- Remova a pele morta: Passe uma escova de cerdas naturais em sua pele. Faça este processo sobre a região linfática e, de preferência, antes do banho.
- Faça uma massagem suave: Para estimulação da linfa presa, faça uma massagem linfática adequada.
- Exercite-se: Realizar atividades físicas provoca a libertação do sistema linfático.
- Coloque em sua dieta, sementes e nozes cruas e sem sal: Elas têm ácidos gordos que promovem o funcionamento do sistema linfático. Pode escolher entre amêndoas, avelãs, sementes de girassol, etc.
- No banho alterne a água fria com a quente: O frio contrai os vasos sanguíneos e o calor expande-os. Esta ação favorece a circulação do sangue.
- Hidrate-se: A toma abundante de água hidrata o organismo e isso é bom para o sistema linfático.
- Respire bem e profundamente: Este processo ajuda a expirar as toxinas do corpo.