Crédito: Freepik

Detox iônico nos pés: eliminar toxinas do corpo através dos pés funciona mesmo?

Cuidado na hora de pagar para fazer um tratamento que não tem eficácia comprovada

Publicidade

Hoje em dia, existe um tratamento alternativo que promete eliminar as toxinas acumuladas no organismo através dos pés. Esse tratamento é chamado de desintoxicação iônica, também de hidrodetox, spa detox ou detox iônico. Muitas clínicas oferecem, mas é um tratamento que está gerando bastante repercussão porque seus efeitos são discutíveis, ou seja, não existe ainda uma eficácia comprovada.

Os benefícios prometidos

Quando você procura uma clínica para fazer o detox iônico nos pés, você recebe a explicação de que esse tratamento é capaz de eliminar as toxinas presentes no seu corpo através dos pés, de forma simples.

Você coloca os seus pés dentro de uma bacia com água e um pouco de sal, e dentro dessa água são colocados eletrodos com uma corrente de energia (fraca, não dá choque). Então, depois de alguns minutos, você nota que água muda de cor, passando do transparente para o marrom.

A ideia que se passa é de que essa tonalidade marrom na água corresponde às toxinas que foram eliminadas do seu corpo. Mas, há controvérsias.

Publicidade

Um estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado no site do Centro Nacional de Informações Biotecnológicas dos Estados Unidos, mostrou que a mudança de cor da água trata-se apenas de uma reação química entre os elementos (água, sal e eletricidade), e que ocorre mesmo sem os pés estarem na água.

De forma mais técnica, o que acontece é uma corrosão eletrolítica. Em entrevista para o UOL, Laura Marise de Freitas, farmacêutica-bioquímica, doutora em biociências e biotecnologia, pesquisadora do Instituto de Química da USP, explica o seguinte: “A água salgada em que o eletrodo é imerso atua como um meio condutor, que vai permitir que os íons ‘nadem’ por ali, indo de um lado a outro do eletrodo. E a corrente elétrica na água salgada faz com que eles se ‘soltem’ dos metais, ficando dissolvidos e colorindo a água”.

Existem benefícios reais?

Apesar dessa comprovação científica de que o tratamento de detox iônico nos pés não promove a eliminação de toxinas, muitas pessoas que já pagaram para fazer o tratamento relatam que viram resultados positivos.

No entanto, os médicos endocrinologistas explicam que, mesmo se a cor da água não mudasse, não haveria eliminação de toxinas do corpo através dos pés, pois não existe esse mecanismo no corpo humano.

Publicidade

A eliminação de toxinas do corpo ocorre de forma natural pelos órgãos responsáveis, como rins, fígado e intestino, que filtram as toxinas e as eliminam pela urina e pelas fezes.

O que as pessoas dizem sentir são os efeitos do relaxamento corporal que ocorre durante o tratamento, por conta da corrente de energia ligada à água. Esse relaxamento pode sim trazer um alívio do estresse e da ansiedade, além de ajudar na circulação sanguínea.

No entanto, são necessários outros cuidados de saúde para obter esses resultados, como uma alimentação saudável e balanceada e uma vida saudável de modo geral, como todo médico recomenda, inclusive mantendo sempre em dia os tratamentos de doenças crônicas.

Publicidade

É por conta desses cuidados que muitas pessoas sentem uma melhora, acreditando que eliminaram toxinas e até peso corporal por meio do detox iônico.

Como eliminar as toxinas do corpo?

Então, se o detox nos pés não funciona para eliminar as toxinas, o que é que funciona? A resposta já foi dada acima, quando falamos sobre a limpeza que o próprio corpo é programado para fazer naturalmente.

A forma que cada pessoa tem de ajudar seu corpo a eliminar as toxinas com eficácia é cuidando bem da saúde, evitando alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas, cigarro, remédios sem necessidade e tudo mais que sobrecarrega os rins, o fígado e o sistema digestivo. Além disso, é possível fazer a famosa desintoxicação do fígado.

Publicidade

Aproveite e veja:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

PODE GOSTAR TAMBÉM