Você pode até dizer que não é sempre assim, mas a honestidade continua valendo mais a pena do que enganar os outros. Que o diga a Estrella Yedra, uma espanhola de 40 anos, que estava desempregada.
Sim, estava, já que depois de encontrar o dinheiro que uma senhora perdeu, ela devolveu e acabou recebendo uma oferta de emprego.
Muitas pessoas, no lugar dela, aproveitariam para ficar com o dinheiro perdido já que a necessidade fala mais alto no momento do desemprego. Mas, Estrella preferiu ser honesta e se deu bem.
Veja também: Idosos esquecem R$4 mil em carro de app e motorista devolve
O valor encontrado por Estrella foi 500 Euros, equivalente a R$2.550 na cotação atual. Seria o bastante para custear boa parte das despesas mensais da família da desempregada, mas ela nem pensou em ficar com a quantia.
Estrella encontrou o dinheiro em um parque, em Madri, enquanto passeava com o filho. Ela pegou a quantia e levou até a delegacia mais próxima.
Dias depois a dona do dinheiro apareceu, era uma mulher de 84 anos que havia deixado a quantia cair de sua bolsa.
Veja também: Assaltante arrependido devolve dinheiro e pede recibo
Mesmo tendo feito a coisa certa, ao contar a história para pessoas próximas, Estrella foi questionada. As pessoas perguntavam por que ela não tinha ficado com o dinheiro, já que estava precisando e não havia identificação.
Apesar de viver em um dos bairros mais pobres da cidade, com um filho pequeno deficiente e o marido, que também está sem emprego, ela só quis fazer o que é certo.
A resposta sempre foi simples para ela: “muitas pessoas me perguntaram por que o devolvi. É mais do que tenho, mas não é meu”, explicou. Outro motivo pela atitude da mulher foi dar um bom exemplo ao filho de 4 anos.
Veja também: Pix: veja o que fazer se enviou dinheiro para conta errada
As pessoas ficaram sabendo da história da desempregada e se mobilizaram para ajudar a família dela, fazendo uma campanha no Twitter para arranjar emprego a Estrella e seu marido.
Outra mobilização foi criada pelo pianista James Rhodes, que arrecadou 500 Euros para dá-la como recompensa pela boa ação.
Na última semana, uma empresa de multisserviços soube do caso de Estrella e a convidou para uma entrevista de emprego. Deu certo!
Agora ela vai trabalhar dando apoio a idosos em Madrid e disse estar muito animada e feliz com a nova oportunidade.
Fonte: El Comercio