A couve, ou repolho, é um legume extremamente rico, que traz imensos benefícios que nem sempre conhecemos à nossa saúde. É, por exemplo, uma óptima fonte de vitamina C e muito boa também para as úlceras.
Alguns dos constituintes da couve, como os bioflavonoides, indóis, genisteína e outras substâncias química são nosso aliados na luta contra o cancro do cólon, inibindo o crescimento de tumores e aumentando a protecção das células dos danos causados pelos radicais livres.
A couve é ainda associada à luta alimentar contra outros tipos de cancro, nomeadamente, o da mama, útero e ovários. As mulheres que consomem repolho têm o seu metabolismo de estrogénio muito acelerado, desenvolvendo menos hipóteses de ter estes tipos de cancro.
Outros benefícios do repolho:
- É diurético e ajuda no tratamento e prevenção de diabetes, obesidade, ácido úrico e doenças cardiovasculares;
- Alivia sintomas de artrite e reumatismo;
- Restaura toda a flora intestinal, ajudando a tratar diarreias e prevenindo infecções;
- Combate a colite e a gastrite, porque contém na sua composição glutina;
- Ajuda na convalescença de gripes e resfriados;
- Os ácidos cafeico e clorogénico da couve ajudam a tratar problemas de hipertioidismo.
Ao contrário do que normalmente é conhecido sobre a couve, as folhas dela também pode ser usadas externamente! Não é o máximo? É muito simples.
- Para tratar contusões, dores nas articulações, joelhos e tornozelos basta aplicar a folha fresca de repolho sobre a área magoada. Pode aplicar as folhas durante a noite, atando-as, e tirar apenas no outro dia, pela manhã.
- Para dores de cabeça causadas por stresse, fadiga ou privação de sono aplique as folhas sobre a área da cabeça afectada, mas procure cobrir os dois lados da cabeça tanto quanto possível. Use um gorro ou boné para as segurar.
- O repolho alivia dores e inchaço nos mamilos e seios, causadas pela amamentação do recém-nascido ou por congestionamento do leite dentro do seio. Coloque as folhas frescas directamente na pele, dentro do soutien, por exemplo, para poder segurá-las.
Assista ao vídeo e saiba mais benefícios desse legume!