descongelar peixe
Designed by Freepik

Como descongelar peixe rápido

Descongelar peixe é muito simples, desde que você tome os devidos cuidados para não estragar a carne. Veja as dicas.

Publicidade

Descongelar o peixe da forma correta faz com que a carne mantenha suas propriedades, sabor e textura. Mas isso não quer dizer que o descongelamento tenha que ser demorado. Se você esqueceu de tirar o peixe no dia anterior, veja as dicas que selecionamos para descongelar peixe rápido.

3 Maneiras rápidas e fáceis de descongelar peixe

Uma recomendação muito importante é ter o cuidado de observar a embalagem ao comprar, que deve estar bem fechada e o peixe em bom estado de conservação.

O ideal é que, se comprar uma embalagem com muitos peixes e não quiser descongelar todos, já separe em porções menos assim que possível, especialmente se comprar peixes frescos, pois evita descongelar carne que não vai consumir da hora e acabar por perder a textura e o sabor. Agora veja as dicas:

1. Na geladeira

Quando tiver mais tempo, a melhor maneira de deixar o peixe descongelar é colocando-o na geladeira durante a noite anterior. Assim ele permanece em baixa temperatura, mas suficientemente quente para ficar em seu estado mais próximo do fresco.

Publicidade

Nem sempre o peixe vai levar a noite toda para descongelar estando na geladeira. O processo pode ser acelerado com a próxima dica.

2. Em água

Para que o descongelamento seja um pouco mais rápido do que na geladeira, pode colocar a embalagem (bem lacrada) do peixe em um pote com água em temperatura ambiente. Assim ele pode ficar tanto na geladeira quanto fora, desde que não por muitas horas nem ao Sol.

Nesta dica é bom lembrar de duas coisas: uma é que o peixe não pode encostar na água, então a embalagem precisa estar mesmo bem lacrada. Caso necessário, cubra e amarre com outro saco plástico por cima.

A outra coisa é que não deve colocar água quente, mesmo que esta acelere o descongelamento, pois também acelera a decomposição do peixe, que não ficará mais tão saboroso e corre o risco de estragar.

Publicidade

3. No micro-ondas

Esta não é a melhor opção, pois o descongelamento deixa de ser natural. Mas quando tiver pressa, se utilizar o modo correto do micro-ondas de descongelar peixe e não usar a potência alta, vai dar um bom resultado. Apenas utilize esta opção caso precise fazer o peixe imediatamente.

Cozinhe o peixe congelado

Alguns pratos permitem que o peixe seja cozido, frito ou assado ainda congelado. Essa é uma boa maneira de não precisar descongelar por horas.

Para isso é necessário haver a recomendação na embalagem de que o peixe pode ser feito congelado e deve deixá-lo ao fogo tempo suficiente para realmente cozinhar.

Publicidade

Dica: Receita de filé de peixe à milanesa

Veja uma receita especial de peixe crocante sem usar óleo para fritar:

PODE GOSTAR TAMBÉM