Descolorir o cabelo em casa pode ser um problema se a descoloração não for feita corretamente. Aliás, para que tudo ocorra como o planejado, é preciso antes ter em mente qual seu objetivo. Há vários tipos de descoloração, entre eles balaiagem, californiana, ombré hair e platinado. Confira o que é cada processo, quando e como fazer.
4 Técnicas para descolorir o cabelo
O processo que você irá utilizar para descolorir seu cabelo vai depender de como quer que ele fique. Por isso é importante conhecer como cada método funciona, para que o resultado fique do seu agrado. Veja abaixo um pouco sobre cada um.
Balaiagem
Balaiagem é um processo de descoloração. Pode ser feito de várias formas, como luzes, luzes com touca, mão livre ou até mesmo no cabelo inteiro. Mais comumente é a técnica conhecida para remover uma tinta ou uma cor do cabelo, um dos processos utilizados quando a pessoa quer clarear o cabelo.
Um exemplo é quando se pintou o cabelo de castanho-escuro e se quer ir para um ruivo. Antes de colocar a tinta ruiva no cabelo, é preciso fazer uma balaiagem para aclarar alguns tons. Se não for feita a balaiagem e apenas colocar a tinta ruiva, essa não vai aparecer.
No caso das luzes, sejam de que tipo forem, a balaiagem é apenas para abrir as mechas e prepara-las para matização.
Californiana
Californiana também é um processo de luzes, mas é feito apenas nas pontas do cabelo. Veja abaixo um passo a passo para fazer em casa.
Ingredientes
- Pente;
- Prendedores;
- Água oxigenada 20 a 30 volumes: 60 ml;
- Pó descolorante: 60 g;
- Papel alumínio.
Passo a passo
1. Em um pote de plástico, misture a água oxigenada e o pó descolorante até ficar homogênea.
2. Separe as mechas que deseja aplicar o efeito com a ajuda do pente, prenda-as com o prendedor.
3. Aplique a mistura mecha a mecha que quer descolorir e cubra-as com papel alumínio.
4. Aguarde entre 15 e 20 minutos, conforme o tempo que desejar para atingir o tom certo.
5. Enxague com água abundante e lave os cabelos normalmente.
Ombré
Ombré é similar às californianas, mas apresenta um estilo degradê. Pode ser claro, escuro ou colorido. Para fazer esse processo é ideal procurar um profissional, pois em casa o resultado pode não ser o esperado.
Mas se você tem conhecimento suficiente, pode tentar fazer como no vídeo a seguir:
Platinado
É o efeito da balaiagem total, até o tom mais claro, finalizando com a matização. O processo do platinado só pode ser feito em cabelos cuja base é castanho médio para cima, ou seja, do 6 em diante. Em cabelos naturais 5, 4 e 3 e abaixo não se recomenda fazer o platinado, pois esses tons não vão abrir como o esperado.
Caso um desses seja o seu caso e você queira platinar, busque a ajuda de um profissional, uma vez que o processo será mais extenso e demorado.
Veja também: Receitas para clarear o cabelo naturalmente
Dica: Utilize produtos de qualidade e hidratantes
Não importa qual o processo você deseja fazer, se for em casa opte por adicionar óleos hidratantes na mistura, como óleo de argan. Eles não alteram a cor e ajudam a proteger seu cabelo dos efeitos do procedimento.
Quando for fazer descoloração, use produtos de qualidade, pois esse é um processo químico sem volta.