Descolamento de retina
Imagem: Freepik

Descolamento de retina: possíveis causas, sintomas e tratamento

Algumas pessoas têm maior predisposição a esse problema

Publicidade

A retina é uma estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior (atrás) do olho. O descolamento de retina é quando essa estrutura se separa da camada à qual está colada.

Quando uma pessoa sofre o descolamento da retina, ela tem sintomas súbitos na visão, que surgem de forma repentina.

É importante ir ao médico logo quando notar os sintomas, pois na maior parte dos casos tem solução. Veja agora quais são as possíveis causas, sintomas e tratamento para esse problema de saúde.

Veja também: 7 Problemas de visão que podem ser tratados com cirurgia

Publicidade

Sintomas de descolamento de retina

Pelo nome, pode parecer que o descolamento da retina causa dor, mas é indolor. E nem sempre apresenta sintomas. Mas, o que acontece é que o paciente começa a ver um aumento de objetos flutuantes (pontos flutuantes que parecem se mover pelo campo de visão).

Também pode acontecer de a pessoa ver muitos pontos de luz intensa, que duram menos de um segundo (fotopsias) e ficar com a visão embaçada.

Primeiro há perda de visão periférica, e a perda da visão piora com o nível do descolamento da retina. A perda de visão faz com que o campo de visão fique acinzentado ou semelhante a uma cortina ou um véu, que desce sobre a linha de visão.

Aproveite e veja: Como prevenir problemas de visão nas crianças

Publicidade

Possíveis causas

O descolamento da retina pode começar numa pequena área, geralmente como resultado de uma ruptura na retina (uma laceração ou um furo). Se a área pequena não aderir novamente, a retina inteira pode se descolar.

Isso pode acontecer, de forma mais comum, com pessoas que têm ou tiveram os seguintes problemas oftalmológicos:

  • Miopia grave
  • Cirurgia de catarata
  • Lesão ocular
  • A degeneração em treliça da retina
  • Histórico familiar de descolamento da retina

Além dessas situações, alguns descolamentos têm como causa complicações de doenças que afetam a retina, como o diabetes, que pode causar retinopatia diabética.

Publicidade

Também, o líquido ou o sangue proveniente de um vaso sanguíneo danificado podem ficar entre a retina e o tecido subjacente, levando ao descolamento.

Aproveite e veja: 5 cuidados essenciais com a área dos olhos

Tratamento de descolamento de retina

Ao notar que há algo errado com a visão, é importante ir logo ao oftalmologista para uma avaliação. O médico fará exames no consultório e poderá pedir uma ultrassonografia, se necessário.

Publicidade

De modo geral, o tratamento consiste em fazer uma cirurgia para evitar mais perda da visão e melhorar a visão atual.

O cirurgião sela as rupturas com cirurgia a laser ou terapia de congelamento (crioterapia). Para descolamentos de retina maiores, o cirurgião pode juntar a retina e a parede do olho com uma bandagem de silicone em torno do olho.

Ou, pode fazer uma remoção do gel vítreo atrás do cristalino e na frente da retina, em uma cirurgia chamada vitrectomia. Mas, os resultados podem não ser como esperado em três situações:

Publicidade
  • A retina ficou descolada por vários dias ou semanas
  • Houve sangramento ou cicatrizes
  • A mácula se descolou ou está lesionada

Se o descolamento foi causado por vazamento de líquido e sem uma ruptura na retina, medicamentos podem ser o suficiente. São usados corticosteroides ou medicamentos que suprimem o sistema imunológico.

Veja também: Exercícios para a visão: veja 3 tipos ensinados pelos especialistas

Fonte: Manual MSD

PODE GOSTAR TAMBÉM