Quem não gosta de mel de abelhas?
Deixa tudo com um sabor tão peculiar, leve, com gosto de natureza.
Sem contar que o mel é um dos alimentos mais benéficos que existem, além de ser também ótimo para a pele.
Infelizmente, cada vez é mais difícil encontrar o mel puro, seja porque outros ingredientes acabam sendo adicionados ou porque o produto é realmente falsificado.
E as falsificações incluem ingredientes como anilina, iodo, água de rosas, baunilha, xarope de açúcar queimado, melaço de cana, além de outros produtos, muitas vezes, não tão bons para nossa saúde.
Hoje, vamos ensinar a você como perceber se o produto que você está levando é o verdadeiro mel e que você não está comprando gato por lebre.
8 maneiras de descobrir se o mel é verdadeiro
Então veja nossas dicas:
1. Preste atenção se o mel cristaliza após alguns meses
Se isso não ocorrer, tenha certeza que você comprou um produto falsificado. O mel puro, por definição, cristaliza com o tempo e esse acaba sendo o mais efetivo dos testes.
2. O mel puro é mais pastoso. Já o falsificado é mais líquido
Faça um teste com um palito: mergulhe-o no produto e retire – se o mel escorrer em fio por bastante tempo, é verdadeiro. Se parar de escorrer rapidamente, é falsificado.
3. Teste do palito de fósforos
Mergulhe a parte da pólvora de um palito de fósforo no mel e risque na caixa. Se acender, é mel puro. Se não acender, não é verdadeiro.
4. Teste do álcool
Em um recipiente, adicione uma colher de sopa de mel e três de álcool puro. Leve ao banho-maria e mexa quando aquecer. O mel puro irá se dissolver, enquanto o falso deixará uma mancha branca.
5. Teste do papel
Outra forma bastante prática de atestar a autenticidade do mel, é pingar algumas gotas em uma folha de papel comum. O mel original não será absorvido pelo papel depois de um tempo, já o falsificado será absorvido imediatamente.
6. O toque na pele também pode dizer muito sobre o mel que você está querendo adquirir
Esfregue algumas gotas nos dedos e observe. O mel de verdade é sempre absorvido pela pele, enquanto o produto adulterado tem consistência pegajosa e dificilmente é absorvido.
7. Teste da água
Um método também simples de saber se o mel é verdadeiro é colocar um pouco do produto em um copo com água. Se for verdadeiro, formará um coágulo e cairá para o fundo do copo praticamente intacto, enquanto outro tipo de mistura irá dissolver rapidamente na água.
8. Nossa última dica é usar um pedaço de pão para comprovar a autenticidade do mel
Se o pão ficar úmido, o produto é falso. Se, porém, o pão ficar duro, é verdadeiro.
Fique sempre de olho no mel que está comprando e desconfie se quiserem um valor muito baixo pelo produto. Um mel puro e de qualidade exige um processo de produção que inviabiliza que seja vendido a um preço muito barato.
Compartilhe!
Se quiser saber mais sobre como identificar um mel verdadeiro, assista a esse vídeo: