Os bloqueios mentais são comuns e podem acontecer com qualquer pessoa. Pode ser um bloqueio cognitivo, que dificulta o trabalho, o estudo e o que mais necessitar de raciocínio lógico. Pode também ser um bloqueio emocional, que atrapalhe os relacionamentos e dificulta a expressão ou a contensão de sentimentos.
Em qualquer um dos casos, os bloqueios mentais nos fazem sentir incapazes de solucionar problemas e nos sentir em paz. Mas o próprio corpo pode ajudar a desbloquear a mente e restabelecer seu controle. Sabe como? Através de práticas manuais, como desenhos, artes plásticas e artesanato.
Concentrar-se em uma atividade relaxante, sem estar sendo pressionado, podendo ficar livre para deixar os pensamentos fluírem até que receba uma resposta natural da mente é um processo que costuma ser eficaz para se reequilibrar e voltar a sentir-se produtivo, além de conseguir lidar com os problemas ou dificuldades.
De acordo com Victoria Nazarevich, uma arte-terapeuta russa, existem práticas simples que podem ser feitas utilizando arte manual para desbloquear a mente, cada uma para um tipo de bloqueio. Confira:
- Sentir a mente livre de aprisionamento: desenhe formas espirais.
- Desenvolver soluções: desenhe círculos e formas onduladas.
- Compreender desejos íntimos: trabalhe com colagens.
- Libertar emoções: faça muitos pontos coloridos numa folha branca.
- Melhorar a capacidade de compreensão: desenhe e pinte mandalas coloridas.
- Livrar-se da tensão: desenhe diferentes formas, sem padrões.
- Livrar-se da raiva: pegue uma folha de papel e picote-a com as mãos.
- Organizar os pensamentos: desenhe círculos e quadrados.
- Perder o medo: faça um bordado, tricô, crochê ou costura.
- Treinar a concentração: encha uma folha branca com pontinhos, praticando pontilhismo ou desenhe alvos (círculos, um dentro do outro).
- Libertar-se de ansiedade por preocupações: pratique a técnica de origamis.
- Deixar fluir o cansaço instalado: desenhe flores, do jeito que souber e quantas quiser.
- Perceber que não há motivo para desespero: desenhe caminhos, através de linhas em diferentes ângulos.
Estas são apenas algumas técnicas que podem ser utilizadas na arte-terapia, sendo que cada pessoa responde de um jeito diferente às práticas.
Não é necessário preocupar-se com a qualidade do que está fazendo, mas sim, em estar movimentando-se enquanto permite que o cérebro trabalhe em busca de alívio e respostas. Outra dica é ouvir músicas relaxantes, que estimulem a criatividade, enquanto pratica as artes manuais.
Se você já tem o hábito de fazer desenhos aleatórios enquanto está pensando e buscando uma solução para algo, já está praticando este exercício. Continue e compartilhe com seus amigos para praticarem também.