Popularmente chamada de “tinha”, a dermatofitose é uma infecção causada por fungos dermatófitos, ou seja, que possuem elevada afinidade pela queratina. A infecção pode ocorrer na pele, no couro cabeludo ou nas unhas. A lesão apresenta descamação, deixa a região avermelhada e provoca coceira.
A transmissão é de uma pessoa para outra, através do solo onde há crescimento desses fungos, de objetos ou de animais contaminados. Também pode ocorrer por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo, que estão suspensos no ar.
Aproveite e veja: Sinais da pele quando seu estresse está elevado
Grupo de risco da dermatofitose
Embora qualquer pessoa que entre em contato com os fungos dermatófitos possa desenvolver dermatofitose, essa doença é mais comum em agricultores, atletas, pessoas que trabalham por horas usando luvas ou em contato com produtos químicos. Também em diabéticos e pessoas com o sistema imunológico debilitado.
Tipos de dermatofitose
Os tipos de infecção variam conforme o tipo de fungo e o local afetado.
Tinea pedis
Corresponde à dermatofitose que afeta os pés e que pode ser causada pelos fungos Thichophyton rubrum e Trichophyton mentagophytes interdigitale. A tinea pedis é popularmente conhecida como frieira ou pé de atleta.
Os sintomas são coceira entre os dedos dos pés, descamação e esbranquiçamento do local, além de mau cheiro.
Como tirar mau cheiro dos sapatos em 11 dicas
Tinea corporis
Esta é um dos tipos mais comuns de dermatofitose, que afeta a região mais superficial da pele. É causada pelos fungos do tipo Trichophyton rubrum, Microsporum canis, Trichophyton verrucosum ou Microsporum gypseum.
Conforme o tipo de fungo, variam os sintomas. Os mais característicos são o surgimento de manchas com contorno vermelho na pele, com ou sem relevo, coceira na região, com ou sem descamação.
Aproveite e veja: O que pode ser quando sinto coceira no corpo?
Tinea capitis
Essa infecção acontece no couro cabeludo e pode ser provocada pelos fungos Trichophyton tonsurans, Microsporum audouinii ou Trichophyton schoenleinii, cada qual com sintomas diferentes.
A infecção por Trichophyton tonsurans ou Microsporum audouinii causa queda de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo, que possuem fluorescência sob a lâmpada de Wood. A infecção por Trichophyton schoenleinii é caracterizada pela formação de grandes placas esbranquiçadas no couro cabeludo, semelhante a crostas.
6 mandamentos para evitar a queda de cabelo
Oníquia
Este é o tipo que afeta as unhas, também conhecida como micose de unha, e normalmente é causada pelo fungo Trichophyton rubrum.
A cor da unha pode mudar para o tom branco leitoso, amarelo ou escuro. Pode também haver o descolamento da borda da unha, acumulando fungos e sujeiras na parte debaixo. Com isso, as unhas tendem a ficar mais espessas, deformadas e quebradiças, com bastante sensibilidade e até mau cheiro.
Os melhores remédios caseiros para unhas fracas e quebradiças
Tratamento para dermatofitose
O médico dermatologista deve examinar a dermatofitose para chegar ao diagnóstico do tipo, dependendo do fungo causador, dos sintomas e do local da infecção.
Geralmente, o tratamento inclui a aplicação de pomadas ou cremes contendo antifúngico. Se for uma lesão mais séria, podem também ser usados medicamentos antifúngicos orais, em comprimido.
Existem tratamentos caseiros à base de plantas antifúngicas, como babosa, melaleuca, aipim e sálvia, mas mesmo assim é melhor consultar o médico primeiro.
Veja também: 6 benefícios da babosa que talvez você não conheça
Artigo com informações de Tua Saúde