De tempos em tempos é muito bom fazer uma limpeza geral no organismo. Mesmo que o corpo seja capaz de se autolimpar, os excessos de toxinas consumidas e produzidas no dia a dia acabam gerando uma sobrecarga em um tempo muito menor do que o esperado. Como resultado, o organismo fica intoxicado e incapaz de exercer suas funções normais. É por isso que você pode aprender a como depurar o intestino e manter-se em constante renovação.
Por que é necessário limpar o intestino?
O que faz o intestino ficar intoxicado é um pouco de tudo, começando pelos alimentos em excesso e más escolhas alimentares, como industrializados, embutidos, frituras, açúcares refinados, farinha branca, carne vermelha e laticínios integrais.
Tem também as drogas: o cigarro, as bebidas alcoólicas e aqueles medicamentos que você toma no dia a dia para passar a dorzinha, mas sem uma real necessidade. Mesmo os medicamentos controlados, prescritos pelo médico, precisam passar pela filtragem do corpo e, muitas vezes, deixam resíduos.
O resultado de toda essa intoxicação é que o corpo começa a apresentar sinais de exaustão e sobrecarga. Surgem dores de cabeça, cansaço, inchaço, inflamações, problemas de pele, de sono, irritabilidade, intestino preso ou muito solto. O desequilíbrio se instala, pois o seu fígado e o seu intestino não estão mais conseguindo lidar com tanta toxina.
Então, a primeira atitude a tomar é consultar um médico, que pode ser um clínico geral ou diretamente o gastroenterologista, especialista no sistema gastrointestinal. É preciso ir ao médico para fazer uma avaliação geral da saúde e saber se as dicas de como depurar o intestino vão mesmo fazer efeito e servem para o seu caso. Depois, é só seguir as orientações do médico quanto aos novos hábitos alimentares (e de vida) que deve adotar, incluindo essas receitas naturais para limpar o organismo.
Além da limpeza intestinal, você também pode precisar fazer um tratamento de limpeza do fígado e da vesícula, que também são filtros importantes do corpo e fazem parte do sistema gastrointestinal. Lembre-se que o seu corpo é uma unidade, então tudo precisa estar funcionando em equilíbrio para garantir uma boa saúde. Agora, veja as receitas.
Como limpar o intestino: dicas para incluir na rotina
Essas dicas são mais do que receitas para fazer uma só vez. São dicas de alimentos para ajudar você a transformar a sua alimentação tóxica em uma alimentação saudável para trazer de volta sua saúde intestinal e curar seu corpo de várias doenças. Então, leve essas dicas para a vida.
Faça receitas com alimentos probióticos
A microbiota intestinal é a colônia de bactérias boas e ruins que povoam seu intestino desde sempre, desde o nascimento. Ela está bem quando há mais bactérias boas do que más. Porém, com uma alimentação deficiente, as bactérias boas são eliminadas e as más prevalecem. Então, o que você precisa fazer é repor todos os dias as bactérias boas. Você pode fazer isso por meio dos alimentos probióticos, que são os fermentados:
- Kefir de leite ou de água;
- Kombuchá;
- Kimchi;
- Sopa miso;
- Iogurte natural;
- Yakult;
- Molho de soja (cuidado com o sal);
- Chucrute;
- Queijos fermentados.
Faça receitas com alimentos prebióticos
Os alimentos prebióticos são quando você adiciona fibras para alimentar as bactérias dos alimentos probióticos, por exemplo:
- Aveia;
- Centeio;
- Linhaça;
- Cevada;
- Cebola;
- Alho;
- Leguminosas;
- Maçã;
- Banana;
- Pão fermentado sem glúten;
- Tomate;
- Aspargo;
- Cacau;
- Vegetais verdes.
Como viu, essa é a base de uma alimentação saudável, então são os alimentos que deve dar prioridade na sua vida para restabelecer sua saúde intestinal e ajudar o intestino a se limpar das toxinas.
Absorção de vitamina D
A principal fonte de vitamina D para o organismo é a luz do sol. Essa vitamina é essencial para diversos processos do organismo, inclusive para o bom funcionamento intestinal. Então, use filtro solar e fique uns 10 a 15 minutos no sol da manhã ou depois das 16h tomando um banho de sol. Pode ser de roupa, mas deixando que pegue sol no rosto, braços e pernas.
Dicas para depurar o intestino em 7 dias
Depois de entender como depurar o intestino com uma alimentação de mais qualidade todos os dias, veja essas dicas importantes, recomendadas pelo Dr. Dayan Siebra, para fazer uma limpeza intestinal em 7 dias e poder começar do zero (ou quase) a cuidar melhor da sua saúde. Durante 7 dias, faça essas alterações na sua alimentação:
Café da manhã
- Não tome café;
- Não coma pão nem qualquer outro carboidrato com glúten;
- A primeira refeição do dia, variando em cada um dos 7 dias, deve conter: 1 maçã-verde orgânica ou kefir ou água com limão ou suco verde detox feito com cenoura, couve-manteiga, espinafre, maracujá, tomate, sumo de limão, hortelã, gengibre, água e gelo. Não coar.
Lanche da manhã e da tarde
- Tome apenas água ou chá sem açúcar.
Almoço
- Prepare quinoa cozida com legumes e verduras cozidos no vapor, frango ou peixe grelhados ou cozidos gordura nem pele. Apenas 1 prato, não muito cheio, sem repetir.
Jantar
- De novo, prepare quinoa cozida, mas dessa vez faça legumes e verduras crus. Pode comer frango ou peixe, ou pode substituir por ovos que não sejam fritos com qualquer tipo de gordura nem adicione sal. Apenas 1 prato, não muito cheio, sem repetir.
Como manter a saúde depois de depurar o intestino
Depois dos 7 dias, pode ir aos poucos voltando à sua alimentação normal. Mas aproveite que você já conseguiu passar 7 dias se alimentando bem, com qualidade, e procure manter hábitos melhores, como por exemplo:
- Reduza ao máximo os açúcares industrializados;
- Não consuma bebida gaseificada;
- Evite farinha branca;
- Beba apenas socialmente;
- Adicione mais hortaliças em todas as refeições;
- Prefira os grãos e cereais integrais;
- Prefira carnes brancas às vermelhas;
- Evite frituras;
- Prefira comer frutas inteiras ao invés de suco, pois a fruta inteira tem mais fibras para o intestino aproveitar;
- Beba muita água;
- Pratique atividade física;
- Liberte-se ao máximo do estresse e encontre formas de se sentir mais feliz.
Veja também: Exercício para eliminar gases