Menu

Pesquisa mostra que pessoas se esqueceram da dengue na pandemia

Alguns esqueceram da existência da doença, outros não sabem muita coisa sobre ela

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando nossa atenção se volta para uma preocupação emergencial, deixamos de lado outras preocupações que já existiam. Foi isso que aconteceu quando os brasileiros deixaram de se preocupar com a dengue, inclusive, esquecendo-se da existência e dos riscos da doença, quando surgiu a pandemia do coronavírus.

Uma pesquisa conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), à pedido da biofarmacêutica Takeda e coordenada pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), apontou que 31% dos brasileiros acreditam que a doença deixou de existir nos últimos dois anos.

A dengue ainda existe e precisamos ter cuidado!

Entre as 2 mil pessoas entrevistadas em todas as regiões do país, 28% afirmam que não ouviram mais falar da dengue e 22% justificam que “toda doença agora é Covid-19”.

Além disso, 53% dos entrevistados afirmam que o nível de contágio da dengue se manteve durante a pandemia, porém, 22% acreditam que esse risco diminuiu.

Publicidade

Veja também: Dengue: cuidados importantes para prevenir a doença

As pessoas sabem pouco sobre a dengue

Embora a pesquisa deixe claro que as pessoas ainda precisam ser conscientizadas sobre alguns fatos, os resultados também mostraram uma falta de informação primária acerca da transmissão da doença, e isso prejudica ainda mais a conscientização.

Apesar de 76% dos entrevistados apontarem a picada do mosquito Aedes aegypti como forma de transmissão, 8% dos entrevistados ainda não sabem ou não lembram como a dengue é transmitida.

E não é só isso. Sobre a quantidade de vezes que se pode contrair a doença, 59% dos entrevistados não souberam responder e 16% acreditam que podem contrair um número ilimitado de vezes. Apenas 2% responderam que uma mesma pessoa pode contrair a doença até quatro vezes.

Estudantes desenvolvem repelente que combate a dengue – e que dá para fazer em casa!

Publicidade

Precisamos de mais campanhas sobre a doença

Os dados levantados por essa pesquisa apontam que, se a população em geral sabe pouco sobre a doença, é necessário que o governo faça mais e melhores campanhas de conscientização sobre a dengue.

Como disse Abner Lobão, Diretor Executivo da biofarmacêutica Takeda no Brasil, “os resultados da pesquisa confirmam que ainda precisamos falar sobre a dengue e não deixar que a doença caia no esquecimento da população. Existe um longo caminho para a conscientização e estamos empenhados em contribuir com esse objetivo”.

Veja também: Dengue e covid têm sintomas semelhantes, saiba como diferenciar

Publicidade
Sair da versão mobile