Os casos de dengue no Brasil, neste verão, se espalharam mais para outras regiões do que no último período endêmico da doença. Só que, apesar disso, o número de casos diminuiu. Mesmo assim, uma das maiores preocupações é com a dengue hemorrágica.
Casos de dengue até o final de 2021
Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apontam que o Brasil registra tendência de queda no número de casos e óbitos por dengue em 2021, em comparação com o ano anterior.
Até novembro foram notificados 494.992 casos, o que representa uma queda de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2020, que registrou 927.060 casos.
Já o número de óbitos pela doença apresenta uma redução de 62% dos óbitos confirmados. Em 2021 foram 212, enquanto que o ano de 2020 registrou 564 óbitos.
Aproveite e veja: Cuidados importantes para prevenir a dengue
O que é dengue hemorrágica?
Em algumas pessoas, o vírus da dengue pode provocar uma reação mais grave, com sintomas mais sérios que podem colocar a vida em risco: é a dengue hemorrágica. É possível perceber os sintomas a partir do 3º dia de infecção, pois são mais fortes do que os sintomas da dengue clássica. Apesar de grave, tem tratamento e cura, se for tratada a tempo.
Sintomas da dengue clássica
Os sintomas da dengue clássica duram cerca de 7 a 15 dias. A febra alta tem início súbito e a temperatura corporal fica em torno de 39 a 40 graus. As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços.
- Febre alta;
- Enjoos e vômitos;
- Dor de cabeça e no fundo dos olhos;
- Mal-estar e cansaço extremo;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor abdominal (principalmente nas crianças);
- Dor nos ossos e articulações.
Sintomas da dengue hemorrágica
Os sintomas podem aparecer até 3 dias após os sintomas da dengue clássica. Ou seja, a pessoa já está apresentando sintomas de dengue quando estes sintomas mais graves surgem.
- Manchas vermelhas na pele;
- Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestinos;
- Vômitos persistentes;
- Dor abdominal intensa;
- Pele fria e úmida;
- Boca seca e sensação constante de sede;
- Urina com sangue;
- Confusão mental;
- Olhos vermelhos;
- Alteração dos batimentos cardíacos.
Tratamento
Ao suspeitar de dengue hemorrágica, o paciente deve ir imediatamente para o hospital para receber o atendimento adequado, pois está com risco de morte.
O paciente será internado e vai receber soro, analgésicos e antitérmicos. É muito importante saber que não se deve tomar nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, porque podem provocar hemorragia.
O tratamento deve ser feito no hospital para que o paciente seja observado pela equipe médica e, se necessário, receba uma transfusão de plaquetas para repor o sangue perdido nas hemorragias.
Veja também: Dengue e Covid têm sintomas semelhantes, saiba como diferenciar