Os brasileiros estão bem familiarizados com a dengue, doença endêmica transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Como se não bastasse ter que lidar com a Covid-19, também é preciso estar atento à prevenção da dengue, sobretudo nos meses mais quentes, quando o mosquito se reproduz e os casos aumentam.
Veja também: Lista de cuidados para não deixar água parada em casa
Foi por isso que o Ministério da Saúde lançou, em novembro de 2021, a campanha “Combata o mosquito todo dia”. De acordo com Arnaldo Medeiros, que é secretário de Vigilância em Saúde, “entendemos que, como o mosquito é o vetor de várias doenças, se o combatermos reduziremos a incidência das enfermidades que ele causa. Precisamos estar atentos e vigilantes”.
Porém, mesmo com a campanha, o último boletim do governo federal revelou que, em janeiro de 2022, foram registrados 40.127 casos de dengue no Brasil. O número é 48,1% maior que no mesmo período do ano passado.
E uma das grandes preocupações com essas duas doenças afetando a população ao mesmo tempo é que alguns dos sintomas são parecidos e as pessoas podem confundir.
Aproveite e veja: Estudantes desenvolvem repelente que combate a dengue – e que dá para fazer em casa
Sintomas de dengue e covid: quais as semelhanças?
Nem todos os sintomas entre essas duas doenças são iguais, mas, em ambas, o paciente infectado pode apresentar dores de cabeça.
Além disso, a dengue causa dor nas articulações, que pode ser confundida com a dor muscular e o cansaço causados pela covid. Vamos relembrar os sintomas gerais de cada uma:
Sintomas de dengue
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Pele avermelhada;
- Dor nas articulações;
Sintomas de covid
- Febre (em alguns casos);
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Nariz escorrendo;
- Náuseas e vômito (em alguns casos);
- Tosse;
- Cansaço;
- Dor muscular.
Já sabemos que existem outros sintomas de covid, mais ou menos intensos, que variam em cada paciente. Inclusive, nas crianças pode haver mais uma confusão, já que a dengue provoca enjoo e a covid pode causar problemas gastrointestinais nos pequenos.
A principal diferença e o que fazer
A principal diferença entre os sintomas de dengue e covid é que a dengue não apresenta sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo.
Mas, como nem todos os pacientes infectados com covid apresentam esses sintomas, a forma mais segura de saber qual doença está afetando o corpo é ir ao médico para fazer exames.
Atualmente, a dengue está afetando todas as regiões do Brasil, inclusive no sul, onde não havia tantos casos nos anos anteriores. Por isso, pessoas dessa região não estão a salvo da dengue e devem suspeitar de ambas as doenças em caso de sintomas semelhantes.
Veja também: A segunda geração de vacina contra Covid está a caminho