Para muitas mulheres, o momento de ficar totalmente nua na frente do parceiro ou parceira é um grande problema.
Por causa da ditadura da beleza enraizada na sociedade, essas mulheres que não estão dentro do padrão ficam com muita vergonha de mostrarem um corpo que não é magro o suficiente ou é magro demais, que tem estrias, celulites, flacidez, manchas e outras características.
Acontece que ninguém merece viver com vergonha do próprio corpo, principalmente diante da pessoa que deveria amá-lo assim mesmo, como ele é, na sua verdade, sem filtros.
Quando a mulher finalmente consegue se libertar da vergonha e abraçar a autoaceitação, não apenas sua vida sexual melhora, mas aumenta a sensação de liberdade em todos os sentidos da vida.
Então, como deixar de ter vergonha do corpo na hora do sexo?
A inexperiência sexual é um fator que contribui para que muitas mulheres sintam vergonha de mostrar o corpo na hora do sexo. Isso porque, além de estarem tímidas, elas têm outras inseguranças, como o medo de terem uma performance ruim na cama.
Além disso, quanto mais jovem é a mulher, mais ela fica ligada aos padrões de beleza e ao julgamento dos outros, deixando de enxergar o quanto seu corpo é único e atraente, pois só consegue ver os “defeitos”.
Então, esses dois fatores que atrapalham na hora de tirar a roupa são coisas que vão se resolver com o passar do tempo e as experiências vividas. Mas, enquanto isso, veja o que pode fazer para aproveitar o sexo de forma livre e leve, sem deixar a vergonha atrapalhar.
Não tire toda a roupa
Você não é obrigada a ficar totalmente nua na hora do sexo. Se preferir, pode ficar vestindo sua blusa (se tiver vergonha da barriga ou dos seios) ou sua saia (se tiver vergonha do bumbum, dos quadris ou da própria vagina). Aliás, para muitas pessoas, ficar com um pouco da roupa é um fetiche.
Mantenha a luz apagada
Essa dica é clássica. À noite, cortinas fechadas e luzes apagadas, ou apenas uma luz indireta bem suave, são de grande ajuda para as mulheres que sentem vergonha de ficarem nuas. Claro, vai chegar o dia em que você vai transar de dia e não terá como evitar. Então, essa dica é um treino para as primeiras vezes, não para sempre.
Use uma lingerie que faça você se sentir mais atraente
Para falar a verdade, nem todo mundo se importa com uma lingerie bonita. Mas, se você se importa, essa dica pode ajudar você a se sentir mais segura na hora do sexo. Escolher uma lingerie que seja bonita e confortável faz você se ver mais atraente no espelho, e pode ser o ponto de partida para começar as preliminares sem preocupação.
Converse com seu parceiro(a)
Se você já estiver namorando, vai chegar um momento em que seu namorado ou namorada vai querer tirar toda sua roupa, e nem sempre vai estar tudo escuro ou embaixo das cobertas. Então, o melhor mesmo é conversar sobre isso, falar a verdade, que você sente vergonha.
Quando você namora com uma pessoa que está apaixonada por você, das duas uma: ou ela vai aceitar tranquilamente que você fique com alguma peça de roupa até se acostumar e perder a vergonha, ou vai dizer que ama o seu corpo do jeito que ele é, e vai adorar vê-la nua, deixando você mais confiante na próxima vez.
Entenda que na hora do sexo o instinto fala mais alto
Quando o clima esquenta e as duas pessoas estão interessadas em transar, a visão sobre o corpo do outro muda porque o lado do instinto começa a falar mais alto. Quanto mais entregue você estiver nesse momento, se dedicando a dar e receber prazer, mais vai perceber que os “defeitos” do seu corpo não fazem a menor diferença.
Esteja com pessoas em quem você confia
Se você tem muita timidez, vergonha e insegurança, não entregue seu corpo para qualquer um. Afinal, ele é o seu templo e merece ser apreciado só por quem você sabe que vai valorizá-lo.
Você não tem obrigação alguma de fazer sexo casual com desconhecidos só para ter experiências, e não acredite em quem lhe disser o contrário. Só faça isso se você realmente quiser.
Prefira estar com pessoas com quem você já conversou bastante, inclusive sobre essa vergonha do corpo. Essa é uma forma de ter mais segurança na hora do sexo, pois a pessoa já vai saber o que esperar de você.
Desenvolva sua autoestima
Conheça o seu corpo, se olhe no espelho com amor, descubra seus pontos de prazer. Quando você tem conhecimento sobre si mesma e aprende a se aceitar, fica mais autoconfiante para se expor ao seu parceiro ou parceira.
Para ajudar a desbloquear sua mente e se aceitar do jeito que você é, se aproxime de pessoas que incentivam a autoaceitação e inspiram você a se livrar da preocupação com os padrões inalcançáveis, sejam eles quais forem. Não faltam canais no YouTube e influencers no Instagram para ajudar com isso. Comece por esses dois abaixo e vá passeando pelos vídeos relacionados.