Alguns tipos e suculentas ficam sempre da mesma cor. No entanto, outras variedades de suculentas podem mudar de cor por causa de fatores ambientais que provocam estresse na planta. Isso acontece, por exemplo, com a Crassula ovata, a Echeveria nodulosa, a Echeveria príncipe negro e a Supervivum red rubin. Saiba mais sobre esse processo de mudança de cor e como fazê-lo sem que a sua planta seja prejudicada.
Por que algumas suculentas mudam de cor?
Nem sempre é um bom sinal quando a suculenta muda de cor. Pode ser que ela esteja precisando de melhores cuidados, e nesse caso não vale a pena fazer a plantinha sofrer só para vê-la de uma cor diferente.
Em todo caso, quando a planta é exposta a algum estresse, ocorre o aumento da produção de antocianinas, responsáveis por mudar a cor das folhas. Saiba quais são os principais fatores que mudam a cor de algumas suculentas.
Exposição ao sol
Quando suculentas que não são desérticas ficam expostas ao sol pleno ou meia sombra, elas podem ficar com uma cor mais avermelhada ou arroxeada, às vezes só nas bordas ou em toda a folha. Não tem problema com isso, desde que a planta continue aparentando estar saudável. Essa é uma forma legal de mudar a cor da sua suculenta naturalmente e sem prejudicá-la.
Estresse hídrico
O excesso ou a falta de água também podem ocasionar a mudança de cor de algumas suculentas. Nesse caso é comum que as folhas murchem um pouco, e aí é um sinal de alerta. Se você estiver regando com frequência, dê mais espaço entre as regas, esperando o substrato ficar seco antes de regar. Se esqueceu de regar e ela está muito seca, enrugando, coloque um pouco de água no pratinho para as raízes absorverem de baixo para cima até o substrato voltar a ficar úmido.
Baixas temperaturas
Se o inverno chegou e está rigoroso, esse pode ser o motivo de algumas das suas suculentas mudarem a cor que estavam. É um estresse gerado pela mudança forte de temperatura, mas que não necessariamente faz mal à planta.
O ideal é que ela perceba gradualmente essa mudança para poder se acostumar. Ou seja, quando o frio chegar, não coloque lá na rua uma planta que estava quentinha dentro de casa. Deixe ela se habituar com o frio aos poucos.
Mudança de local
As plantas se acostumam com o local que você as deixa. Então, elas estranham quando são mudadas de local, em especial mudanças drásticas, como sair da sombra para o sol. Esse estresse gerado na planta pode fazê-la mudar de cor. O ideal é fazer uma mudança gradual de ambiente, pois as plantas mais sensíveis podem morrer.
Pouco adubo
Na hora de plantar suas suculentas no vaso, escolha um substrato pobre em nutrientes. Deixe para adicionar os nutrientes quando for fazer a adubação, que pode ser bem espaçada. Esse é um estresse gerado que vai manter a maior produção de antocianinas, ou seja, deixando a planta mais colorida, sem fazer mal a ela.
Como deixar as suculentas mais coloridas com magnésio
Você pode comprar sulfato de magnésio ou quelato de magnésio em uma loja especializada em plantas ou produtos agrícolas. Ele é um fertilizante mineral simples para aplicar nas folhas e estimular a produção de antocianinas.
A quantidade média para aplicar nas folhas da planta é de 2 gramas do pó de magnésio para 5 litros de água. Faça essa mistura e coloque-a em um borrifador, depois aplique sobre as folhas uma vez a cada duas semanas.
Lembre-se que não adianta encher a planta de fertilizante para conseguir esse resultado. Essa fórmula é para manter as suculentas com uma cor mais vibrante, sem prejudicar a saúde delas.