Menu

5 Motivos para deixar de beber refrigerante para sempre

Ele chega a ser viciante, mas como todo vício, tem suas consequências para a saúde. Conheça o lado mau do refrigerante.

Crédito: Freepik

Publicidade

Se tem um produto que gera muita polêmica por causa dos seus malefícios à saúde é o refrigerante. Quando surgiu, há mais de 100 anos, virou a bebida da moda e nunca mais saiu do mercado. Ele é gaseificado, doce e até aumenta a energia no corpo. Tudo isso parece muito bom, se a bebida não fosse um aglomerado de açúcares e químicos que destroem as células lentamente. Veja por que mais você deveria deixar de beber refrigerante.

5 Grandes riscos de beber refrigerante

Crédito: Freepik

Por causa do sabor e da sensação que causa no corpo, há quem chegue a ser viciado em refrigerante. É aí que mora o problema, pois tudo em excesso faz mal, até alimentos saudáveis, imagine então uma criação totalmente industrializada que não oferece nada de bom para o corpo.

Veja quais são os riscos de ingerir a bebida em excesso, que acabam sendo os motivos para deixar de beber refrigerante.

1. Intoxica o corpo

Pelo fato de não haver qualquer tipo de nutriente útil para o organismo no refrigerante, tudo o que é ingerido ao tomá-lo é tóxico, ainda mais porque é em excesso. Não precisa beber mais do que um copo para ingerir excesso de açúcar, por exemplo. Mas especialmente se beber demais, o corpo vai ter tantos químicos para eliminar que pode não dar conta e acabar se intoxicando.

Publicidade

2. Desidrata o organismo

Quem substitui a água pura pelo refrigerante acaba ficando desidratado, pois mesmo contendo água na bebida, nem passa perto da quantidade suficiente que o corpo precisa para se manter funcionando todos os dias.

Além do mais, esse pouco de água vai acabar servindo só para ajudar a eliminar as próprias impurezas do refrigerante. Ou seja, ficam elas por elas e o corpo perde tempo nesse processo, além de começar a adoecer.

3. Aumenta o risco de diabetes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de açúcar industrializado que uma pessoa deve ingerir ao dia é de 5% com relação à quantidade de calorias, o que fica em torno de 25 gramas. Porém, somente uma lata dos refrigerantes mais comuns tem mais do que isso.

Quando o corpo recebe uma quantidade exagerada de açúcar, principalmente de uma vez só, o pâncreas recebe a mensagem de liberar muito mais insulina do que o considerado normal para metabolizar esse açúcar.

Publicidade

Mas com o passar do tempo, se a pessoa continua exagerando, ou o pâncreas perde a capacidade de produzir a insulina ou perde a noção de quando parar de liberar. É aí que ocorre a diabetes, uma doença crônica que gera várias outras.

4. Promove a obesidade

A ingestão contínua de refrigerante está diretamente ligada a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Juntando esses fatores com o excesso de açúcar do refrigerante, o resultado é óbvio, a obesidade. Junto com ela, o corpo começa a sofrer diversas consequências, incluindo o diabetes e doenças inflamatórias, como artrite, doenças nos órgãos e inflamações da pele.

5. Enfraquece os ossos e dentes

Outro problema muito famoso que o excesso de refrigerante causa é a osteoporose, que é quando os ossos vão perdendo sua densidade e ficando ocos. O mesmo ocorre com os dentes em contato diário com o refrigerante, que é o agente corrosivo.

Publicidade

Como consequência, além de dentes estragados e ossos fracos, começam a se desenvolver gengivites, doenças articulares, pois aumenta a carga nas articulações para a pessoa conseguir se locomover.

Dicas para deixar de beber

Crédito: Freepik

Para quem é apaixonado pela bebida, vai precisar fazer um esforço para deixar de beber refrigerante. Mas com certeza vai valer a pena quando o corpo se regenerar de todo o mau causado. As dicas que vão ajudar a largar a bebida são:

  • Reduzir a ingestão de açúcar industrializado e gordura trans de modo geral;
  • Fazer todas as refeições no horário correto;
  • Beber mais água ao longo do dia;
  • Abandone o refrigerante aos poucos para não cair em tentação;
  • Fazer bebidas caseiras gostosas para substituir o refrigerante;
  • Tomar essas bebidas mais saudáveis na mesma hora de beberia refrigerante.

Alternativas saudáveis

Crédito: Freepik

Se as dicas acima para deixar de beber refrigerante lhe pareceram boas, deve estar se perguntando quais são as bebidas para substituir o refrigerante, e a resposta é água saborizada, chá gelado, limonada suíça, suco natural e até refrigerante caseiro.

Publicidade

Certamente essa última despertou sua curiosidade, então basicamente você vai fazer um suco natural da sua fruta favorita e coloca gás. Ajuda muito, veja como a receita é fácil:

Ingredientes

  • Casca de laranja: 1 unidade;
  • Cenoura: 2 unidades;
  • Limão: suco de 1 unidade;
  • Água com gás: 500 mililitros;
  • Água sem gás: 1 litro;
  • Mel: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Você só vai precisar colocar todos os ingredientes, menos a água com gás, no liquidificador. Bata bem para virar um suco e coe.

2. Depois misture o suco com a água gaseificada, bem gelada, e está pronto para saborear. Guarde em uma garrafa limpa igual a do refrigerante para preservar o gás.

Publicidade

Com as fibras que sobraram depois de coar o suco, aproveite e faça um delicioso bolo de laranja saudável para acompanhar.

Leave a Reply

Sair da versão mobile