As proteínas têm sido um assunto bastante comum nessa onda de dietas e reeducação alimentar. Sendo assim, muitas pessoas pensam que sua única função é ajudar a aumentar os músculos. Mas elas são responsáveis por muito mais.
Estas cadeias de aminoácidos chamadas de proteínas são fundamentais para o desenvolvimento, crescimento e manutenção de músculos, órgãos e tecidos. Além disso, ajudam a tratar ferimentos, neutralizar bactérias e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
As fontes alimentares de proteína estão nas carnes, peixes, ovos, laticínios, vários vegetais, leguminosas, nozes e sementes. A recomendação de ingestão diária vai depender do peso e necessidade de cada pessoa, conforme sua rotina de atividades físicas, que gastam proteínas e precisam ser repostas. Por isso, a melhor maneira de saber é fazendo exames e consultando um profissional.
Sintomas de deficiência de proteínas no organismo
As pessoas que sofrem com deficiência de proteínas, normalmente não estão consumindo a quantidade adequada que seu organismo necessita, então podem aparecer os seguintes sintomas:
1. Formigamento de mãos e pés
Esta reação dos nervos periféricos podem combinar fadiga, depressão, ansiedade e desequilíbrios hormonais.
2. Crescimento lento
Especialmente nas crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, o déficit de desenvolvimento físico e psicológico pode ser consequência da falta de proteínas.
3. Perda de massa muscular
Quando as proteínas não são repostas, o organismo vai consumir as que já tem para manter a massa muscular, mas em certo momento, esta vai começar a enfraquecer e diminuir.
4. Cãibras e dores pulsantes nas pernas e pés
A falta de cálcio, potássio e magnésio causam cãibras e dores pulsantes, mas não em todos os casos, a menos que estejam acontecendo com frequência.
5. Marcas vermelhas e brancas nos braços, coxas e bochechas
Estas marcas em locais específicos podem ser sinal de falta de vitaminas A e D e ácidos graxos essenciais.
6. Queda de cabelo e erupções cutâneas
Estes dois sintomas juntos podem ser um indicador de deficiência de proteínas e desequilíbrio de outros nutrientes.
7. Falhas do sistema cardiovascular
Deficiência de proteínas pode gerar problemas no coração, além de diabetes tipo 2, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e desequilibrando a insulina e a glicose.
8. Dificuldade para dormir
Quando faltam proteínas, o organismo tende a sentir falta de carboidratos para obter energia. Mas como são queimados rapidamente, o corpo volta a se sentir fraco e querer mais. Assim, acontece uma desordem no ciclo circadiano, que é responsável por ajustar as horas de sono.
Todos estes sintomas podem estar ligados à deficiência de proteínas, mas também podem ser indicadores de outros problemas de saúde, por isso é necessário consultar um médico antes de começar a consumir mais proteínas por conta própria acreditando que ficará melhor.