O corpo humano precisa de um combinado de diversas vitaminas e minerais para funcionar de forma saudável. A deficiência de vitamina A, por exemplo, já é o bastante para gerar diversos desequilíbrios que podem resultar em doenças.
Por isso é bom estar atento à importância dessa vitamina, o que pode causar a sua deficiência no organismo e quais são os principais sintomas.
Veja também: Estudo revela importância da vitamina B6 para tratar depressão
Para o que serve a vitamina A no organismo?
A vitamina A é bem importante para a renovação das células, e isso envolve o corpo todo. Ela também atua na imunidade e na saúde da visão.
Aliás, essa é uma dica que muita gente conhece porque as mães e avós já diziam: come cenoura que faz bem para as vistas. Elas estavam certas!
Além de todos esses benefícios, essa vitamina é bem importante para a formação dos ossos e da pele das crianças, por isso, não pode faltar nas refeições dos pequenos.
Deficiência de vitamina A: o que acontece se faltar?
Já falamos sobre a importância da vitamina A para a saúde ocular, e é importante reforçar porque a deficiência de vitamina A, quando severa, pode levar à cegueira irreversível. Algumas doenças da visão podem ocorrer pela deficiência dessa vitamina, como:
- Cegueira noturna;
- Perda de brilho da córnea;
- Ulceração progressiva do globo ocular;
- Sensibilidade à luz;
- Ressecamento dos olhos.
Mas não são apenas os olhos que se afetam quando o corpo está com deficiência de vitamina A. Também podem ocorrer inflamações na pele, infecções devido à baixa imunidade, anemia, falta de apetite e atraso no desenvolvimento das crianças.
O corpo produz vitamina A?
Não, o corpo não produz. É preciso consumir alimentos específicos para que não sofra com deficiência de vitamina A.
Por esse motivo, as pessoas com deficiências de absorção de nutrientes podem ter problemas de saúde porque, mesmo comendo os alimentos ricos em vitamina A, não absorvem a vitamina.
Essas doenças que levam à deficiência de vitamina A, são:
- Doença celíaca sem tratamento;
- Fibrose cística;
- Insuficiência do pâncreas;
- Diarreia crônica;
- Cirrose;
- Giardíase.
Quais alimentos contêm vitamina A?
Se não for o caso de doenças que impedem a absorção dessa vitamina, vale a pena montar um cardápio com porções de alimentos que contêm vitamina A, distribuídos em todas as refeições. Alguns exemplos:
- Leite e derivados;
- Ovos;
- Batata-doce;
- Fígado bovino;
- Cenoura;
- Espinafre;
- Couve-manteiga;
- Mamão.
Leia mais: Saiba para que serve e onde encontrar vitamina A
Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.