dedos em garra
Crédito: Freepik

Dedos em garra: saiba o que é, as causas e como tratar

Essa condição pode trazer muitas dores e dificuldade para caminhar, além do risco de infecções

Publicidade

Dedos em garra é uma condição que provoca a curvatura dos dedos dos pés, fazendo as juntas ficarem posicionadas para cima, como se os dedos estivessem dobrados, e assim eles ganham um formato de garra. Saiba por que essa doença acontece e como é feito o tratamento.

Causas dos dedos em garra

Crédito: Reprodução

As mulheres sãos mais afetadas pelos dedos em garra por causa do uso de sapatos muito apertados e de bico fino que deformam os pés. Mas essa doença também pode ser uma consequência de problemas como:

  • Artrite reumatoide
  • Diabetes
  • Problemas neurológicos que afetam os nervos dos pés e pernas
  • Fraturas no tornozelo
  • Derrame

Se não for tratada assim que aparecem os sintomas de curvamento dos dedos, a doença pode progredir, causando inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de movimentar os dedos.

Tratamento

Depois de fazer exames clínicos e raio-x para chegar ao diagnóstico de dedos em garra, o médico ortopedista vai determinar o melhor tratamento para cada caso em específico, que pode variar conforme a gravidade e o estado de saúde do paciente.

Publicidade

De modo geral, o tratamento consiste em aliviar as dores causadas pelos calos que se formam nas partes curvadas dos dedos. Junto com isso, podem ser usadas órteses ou anéis digitais para ajudar os dedos a voltarem à posição normal.

Escolher sapatos adequados, ortopédicos, é muito importante para conseguir caminhar com mais conforto e favorecer a recuperação dos dedos.

Existe também uma técnica chamada desbridamento que remove o tecido morto dos dedos para melhorara a cicatrização dos calos e dar mais conforto.

Mas, para corrigir de fato a deformidade, apenas a cirurgia resolve. A cirurgia é indicada quando existe uma deformidade progressiva, quando outros tratamentos não aliviam a dor, quando o paciente não consegue encontrar calçados que o ajudem a caminhar melhor e quando os calos infeccionam e formam úlceras, colocando em risco a saúde dos ossos.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM