Algumas reações do corpo humano acontecem de repente e deixam as pessoas com dúvida sobre o que significam. Uma dela é ver os dedos descascando. Pode acontecer junto com outros sintomas, como vermelhidão e coceira, ou simplesmente a descamação da pele, sem dor e mais nada. Se você está passando por isso ou quer ajudar alguém que esteja, veja quais podem ser as causas.
Possíveis causas
Quando se fala nisso, deve-se ter em conta que são formas leves de descamação e não com a formação de crostas na pele e infecções. Esses são sintomas de doenças mais graves, como por exemplo a dermatite esfoliativa. Veja a seguir o que pode ser a causa, quando há sintomas leves.
1. Dermatite de contato
A dermatite de contato, também chamada de eczema, é um tipo de alergia. Pode ocorrer em outras partes do corpo e também deixa a parte afetada com vermelhidão e coceira. É bem comum que aconteça em pessoas com sensibilidade a produtos de limpeza, químicos presentes em tatuagem de hena, tintas, solventes e materiais com níquel.
2. Dermatite atópica
Esse tipo de dermatite tem causa hereditária e nem sempre deixa os dedos descamando, mas existe a possibilidade. Quando ocorre nos bebês, a dermatite atópica costuma afetar o rosto. Nas pessoas mais velhas, descama principalmente as dobras do corpo. Também deve ser levada em consideração ao perceber o sintoma nos dedos, se houver o mesmo em outras partes do corpo.
3. Micose
A micose é causada pelo ataque de fungos. Nesse caso, os dedos serão os dos pés, pois é comum que os fungos apareçam em áreas mais quentes e úmidas do corpo. Causa também coceira, vermelhidão, afeta o aspecto da unha e pode fazê-la esfarelar.
4. Psoríase
A psoríase é outro tipo de doença de pele e sua causa é autoimune. O próprio sistema imunológico vai atacar as células da pele, causando os sintomas. É mais comum que haja vermelhidão e crostas que descamam nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas também pode afetar os dedos.
5. Pele seca
Uma pele desidratada tende a descamar. Esse ressecamento pode acontecer por beber menos água do que necessário, por lavar as mãos em excesso, ficar muito tempo exposto a ambientes muito secos, com sol muito quente ou com vento constante. Também por tomar banho com água muito quente ou ter contato excessivo com cloro e outros produtos químicos fortes.
Como tratar esse problema?
Cada um dos problemas que podem deixar os dedos descascando precisam de um tratamento específico. Alguns têm cura, outros têm apenas controle. Em todo caso, o que deve fazer para tratar é procurar um dermatologista, que é o médico especialista em cuidar da pele, das unhas, das mucosas e dos cabelos.
Deve ter cuidado com os tratamentos caseiros para tratar a pele, pois nem sempre vão resultar conforme o esperado. Em casos de alergia, dependendo da planta que colocar sobre a pele, pode até piorar. Por isso que a única forma segura para diagnosticar a causa dos dedos descascando é indo ao médico.