Assim como existe o babyliss, que é um equipamento térmico para fazer cachos no cabelo, também existe uma texturização chamada dedoliss. Mas, embora tenham nomes parecidos, uma coisa não tem a ver com a outra. No dedoliss o seu dedo enrola a mechinha de cabelo já com creme ativador, ajudando a dar o formato desejado aos cachos.
Dedoliss é melhor que babyliss?
Depende, são técnicas diferentes. O bom do dedoliss é que ele não usa fonte de calor, e isso é vantajoso, pois o cabelo aquecido fica menos hidratado. Então, se você costuma usa muito secador, o dedoliss é uma opção para evitar outra fonte de calor nos fios.
Por outro lado, o dedoliss é mais demorado. Dependendo do comprimento e da grossura do cabelo, leva no mínimo meia hora para ativar cacho por cacho.
O dedoliss uma técnica semelhante a outros métodos para texturizar cachos, só que você não precisa de bobes, bigudinho, papel-toalha, papel-laminado, lenço, meia, nada disso. Nem precisa enrolar o cabelo nesses utensílios e esperar um tempão para agir. Leva apenas o creme e suas mãos.
Essa técnica de texturização é muito usada por quem quer cachos definidos por mais tempo, evitando ter que reaplicar produtos no dia seguinte, e também para quem está na transição capilar e quer deixar o cabelo menos rebelde.
Quem pode fazer?
Essa técnica é especialmente recomendada para quem tem cabelos bem ondulados, cacheados ou crespos, pois é apenas uma texturização. Como não leva fonte de calor, não vai manter cachos em cabelos lisos.
Dedoliss passo a passo
Para fazer a texturização dedoliss você precisa estar com o cabelo lavado e úmido. Lave bem e retire o excesso de água com a toalha. Em seguida penteie, se tiver nós para desfazer.
Aplique o creme
Depois, pegue o seu creme para texturização de cachos, que também pode ser um creme para pentear comum. Mas, quanto mais consistente for o creme, melhor será o resultado, sem que você precise aplicar maior quantidade, pois isso pode deixar os cachos pesados e oleosos.
Aplique um pouco de creme por todo o cabelo, menos na raiz. Assim, se o cabelo lá do topo já for secando enquanto você aplica a texturização na nuca, já vai estar com produto e o resultado não será comprometido.
Divida o cabelo por camadas
O próximo passo é separar o cabelo por camadas para facilitar na hora de pegar cada mecha. Separe camadas começando de baixo para cima, do mesmo jeito que se faz para qualquer texturização, para fazer escova ou chapinha.
Usando os dedos
Agora vem a técnica em si. Pegue uma das camadas de cabelo, passe os dedos para dar aquela separada nas mechinhas. Envolva uma mecha de cada vez no seu dedo indicador, como quando você está distraída e fica enrolando os cachos com o dedo. Dê só umas voltinhas com a mecha no dedo para ela ficar em espiral, até chegar na ponta do cabelo, solte e faça a próxima. Faça isso em todo o cabelo, respeitando a espessura dos cachos naturais.
Amassando
Toda cacheada e crespa não dispensa o famoso amassado na hora de finalizar os cachos. Então, essa é a próxima etapa. Quando cabelo estiver todo separadinho por mechas, amasse ele por inteiro, das pontas até na metade ou na raiz, de acordo com seu tipo de cacho. Pode usar um pouco mais de creme para isso.
Difusor é opcional
Se você não estiver com pressa ou não quiser uma raiz mais volumosa, não precisa usar o difusor. O cabelo vai ficar bom secando naturalmente. Mas, se preferir, pode usar o difusor para secar e para deixar a raiz bem volumosa.
Amassando de novo
Depois que o cabelo estiver seco, seja naturalmente ou com difusor, amasse as pontas com delicadeza, mais uma vez, para quebrar aquela textura durinha que o creme deixa. Assim, seu cabelo vai ficar mais macio e com cachos mais naturais e volumosos, bem texturizados e lindos.
Confira nesse vídeo da Sarah Oliveira como fazer o passo a passo, dica de creme e o resultado: