Decoração é uma questão de gosto. Mas, se você se importa com as tendências de decoração e quer dar uma renovada no visual dos ambientes da casa, veja essa lista de decorações que saíram de moda para evitar usá-las no seu lar.
1. Vermelho-intenso
Já esteve em alta a decoração com tons de vermelho mais intensos mesclados com tons de branco, ocre e marfim. Mas agora essas cores estão em baixa e abriram espaço para os tons pastéis, madeira-clara, amarelo-queimado e alaranjado, ou então as misturas industriais com madeira-clara, metal preto, cimento queimado, verdes e azuis.
2. Metais rosê-gold
Faz pouco tempo que aconteceu um “boom” de metais em rosê-gold e red-gold. Torneiras e luminárias de metal nessas cores estavam por todas as lojas, sites e revistas de decoração. Mas agora é uma moda que esfriou, abrindo espaço para metais de cor prateado-escovado, preto e dourado-fosco.
3. Sancas de gesso rebuscadas
As sancas de gesso foram, por muito tempo, um tipo de acabamento que representava requinte e elegância. Hoje em dia os acabamentos de gesso nos tetos ainda são usados, mas como nos rodapés, mais discretos e modernos, como complemento e não como foco da decoração. As sancas abertas, cheias de curvas e com iluminação dentro deram uma baixada e, quando são feitas, são menos rebuscadas.
4. Pastilhas de vidro
Os banheiros de alguns anos atrás eram decorados com algumas faixas de pastilhas de vidro, aquelas quadradinhas bem pequenas. Hoje em dia o design das pastilhas ainda é usado, mas de forma mais moderna e prática, em peças maiores de azulejo com essa estampa dos quadradinhos e em tons mais neutros. Os revestimentos cerâmicos que estão em alta são os de peças hexagonais e azulejos de metrô, que são retangulares e pequenos.
5. Cortina muito comprida arrastando no chão
Já foi mais comum instalar cortinas que ficam mais compridas, apoiadas mesmo no piso. Mas hoje em dia essa moda está ultrapassada, a menos que você faça uma decoração muito conceitual. A cortina pode tocar o piso, mas só tocar, sem ficar apoiada, ou vai deixar o visual carregado, além de ser pouco prático para limpar.
6. Parede de destaque
Na sala ou no quarto, apenas uma parede tem uma cor bem vibrante, uma estampa ou um revestimento chamativo, enquanto as demais são brancas. Essa moda caiu em desuso. Hoje em dia, a harmonia entre todas as paredes é a tendência preferida para promover ambientes mais acolhedores, ainda que duas paredes sejam de uma estampa e as outras duas de outra estampa, mas ambas se complementam.
7. Conjunto de móveis iguais
Comprar um jogo de quarto, sala ou cozinha com todos os móveis iguais, no mesmo design, cores e acabamentos, é uma moda que passou. Hoje em dia a ideia é escolher peças que se complementem, mas que sejam de diferentes estilos para trazer mais personalidade aos ambientes, remetendo à história e experiências dos moradores.