Quando você começa a pendurar quadros na parede, percebe o quanto a decoração com quadros é transformadora. Mas, para que fique bem interessante, é legal apostar em uma composição bem variada, mas em harmonia. Escolher o local da casa para os quadros também é importante, e legal quando eles combinam com a proposta do ambiente. Quer se inspirar para decorar sua casa com quadros? Veja essas dicas do que não fazer e fotos de como fazer.
O que evitar ao fazer decoração com quadros
Na verdade nada é erro, pois cada pessoa tem um gosto e a decoração do seu lar deve expressas o seu gosto, a sua personalidade. Porém, existem alguns truques que ajudam a valorizar o ambiente e os quadros, trazendo curiosidade, conforto visual e ousadia.
Usar quadros do mesmo tamanho
Com quadros de tamanhos variados a parede vai ficar mais dinâmica e com mais profundidade, e o visual vai ficar mais despojado. Mas, não é uma regra. Se quiser fazer uma composição conceitual, vale usar todos os quadros iguais, em tamanho, modelo, cor, estilo das imagens e espaçamentos idênticos entre eles.
Molduras todas iguais
Outro truque para que a sua decoração com quadros fique mais personalizada e estilosa é escolher tipos de molduras diferentes umas das outras. Varie nas cores, nos desenhos e vale até dispensar a moldura de algumas telas. É claro que, assim como na dica anterior, se você quiser fazer um estilo específico de decoração, com molduras todas iguais, também funciona, e você vai ver alguns exemplos nas imagens depois.
Espaçamento muito variado entre os quadros
Procure deixar um espaçamento semelhante entre todos os quadros. Não precisa ser uma medida exata, mas também não muito variada. A ideia é que a composição como um todo fique mais harmoniosa. Se não tiver uma certa simetria, vai parecer uma bagunça.
Começar sem planejar
Antes de começar a pendurar ou encostar quadros na parede, planeje como quer que fique o resultado. Delimite o espaço onde os quadros serão dispostos, considerando a quantidade de quadros que pretende colocar, deixar uma distância de uns 30 centímetros de uma mesa ou sofá que esteja encostado na parede, e procurar manter a composição na altura dos olhos, metade da altura da parede.
Ideias para decoração com quadros
Seguindo essas dicas, vai ficar bem fácil criar uma decoração com quadros na sua casa. Escolha os estilos de desenhos e fotos que quer usar, as molduras, e visualize o resultado na parede que vai decorar, antes de começar a colocar as peças. Veja alguns bons exemplos para se inspirar.
Harmonização calorosa de tons de terra com os quadros de plantas
Uma sala toda verde com quadros discretos do mesmo modelo e tamanhos diferentes
O quadro de tamanho grande foi complementado com as prateleiras e a escada
Composição com preto, branco e cinza
Um jeito lindo de misturar cores e estampas com suavidade e estilo
Molduras iguais para quadros da mesma temática
Uma parede grafite com quadros semelhantes, mas de tamanhos diferentes
Exemplo perfeito do cuidado que deve ter com os espaçamentos
Molduras iguais com tamanhos diferentes e a temática de cinema
O quadro não ficou solitário porque é grande e ganhou a companhia da prateleira
Mais uma vez, quadros iguais com imagens na mesma temática
Virar a posição de um quadro pode criar um visual totalmente diferente
Se não quiser furar a parede, tenha uma prateleira
Na temática de antiguidades, essa parede ganhou quadros mesclados com objetos
Exemplo conceitual de quando simetria faz sentido
Sem molduras, mas com cabides e grampos
Mais um exemplo conceitual com quadrinhos iguais estilo mural
Crédito das imagens: Enquadrarte e Decor Fácil
Veja também: ideias de decoração para corredor