A decapagem é um procedimento químico, feito no salão de beleza, para remover a coloração artificial dos fios de cabelo. A decapagem pode ser feita em quem pintou o cabelo e não gostou, mas a cor é muito escura para aplicar outra por cima, ou pode ser feita para remover ao máximo uma cor escura antes de aplicar outra mais clara.
Diferença entre decapagem e descoloração
É bem comum chamar tudo de descoloração. Mas, na verdade, a decapagem é a remoção da coloração artificial, ou seja, que foi colocada no cabelo. Já a descoloração é o clareamento da cor natural do cabelo. Então, essa é a diferença: decapagem tira cor artificial e descoloração tira cor natural.
Como é feito?
Para remover a cor artificial do cabelo, existem produtos específicos usados pelos cabeleireiros. Um dos mais conhecidos é o Dekapcolor. Também pode ser usada a mesma mistura da descoloração de fios naturais, que é a água oxigenada com pó descolorante.
Depois de aplicar o produto no cabelo é necessário aguardar o tempo recomendado na embalagem e depois enxaguar, lavando bem. Só depois é que se vê o resultado e decide se precisa dar um intervalo para mais uma aplicação ou um intervalo para aplicar a nova cor.
Em todo caso, esse intervalo de pelo menos uma semana é importante, pois a decapagem, seja com produto próprio ou com descolorante, é um procedimento químico que agride bastante o cabelo. Além dessa agressão, o cabelo já é quimicamente tratado, então o risco de dar problema, como corte químico e queda dos fios, é alto.
Pode fazer em casa?
Não é recomendado fazer a decapagem em casa. Como já mencionado, esse é um procedimento químico que pode resultar muito mal se for feito do jeito errado. É preciso saber avaliar o cabelo para aplicar o produto certo, na quantidade certa e pelo tempo máximo seguro. Mesmo que não ocorra um corte químico, o cabelo pode ficar manchado e a nova cor vai ficar feia. Esse é o tipo de coisa que é melhor não arriscar fazer em casa, pois o prejuízo não vale a pena.
Todo mundo pode fazer?
A decapagem não é recomendada para quem tem outras químicas no cabelo, como alisamento. Claro, a tintura nesse caso não conta, pois a decapagem serve justamente para remover a tintura ou outro pigmento artificial.
Mas, no caso do alisamento, há um risco maior de dar problema, pois o produto da decapagem e o produto do alisamento não são compatíveis, ou seja, o risco de corte químico é muito alto.
Cuidados antes e depois da decapagem
Assim como se recomenda para qualquer pessoa que usa algum tipo de química no cabelo, é bem importante manter um cronograma capilar antes e depois da decapagem. O cronograma consiste em uma rotina de hidratação semanal, nutrição quinzenal ou mensal e reconstrução conforme a necessidade do cabelo.
Esses tratamentos devem ser feitos mesmo antes de pensar em fazer decapagem, pois são recomendados sempre. O que vai mudar é a frequência de cada um, pois cada cabelo tem necessidades diferentes.
O procedimento menos frequente é a reconstrução, à base de queratina e outras proteínas que fazem parte da estrutura do cabelo. Se exagerar na dose, os fios vão ficar rígidos, opacos e quebradiços.
Antes e depois de quem fez decapagem
Se você fizer o certo e procurar um profissional especializado em colorimetria capilar para fazer sua decapagem, vai sentir muito mais segurança no resultado, que pode ficar assim:
Mesmo quando a raiz já está bem aparente, a decapagem serve para equilibrar as cores e limpar os fios. Assim é garantia de que a nova cor vai ficar como esperado.
Se você tem segurança em fazer o procedimento em casa porque já colore o cabelo por conta própria e assume a responsabilidade pelos possíveis danos, pode tentar sem ajuda profissional. Nesse vídeo, o procedimento foi feito com água oxigenada e pó descolorante: