O carnaval nunca acontece na mesma data todos os anos. Você certamente já notou isso, e inclusive ficou na dúvida várias vezes sobre quando vai ser o feriadão. Mas tem ideia do motivo pelo qual a data do carnaval é sempre diferente?
A verdade é que a data do carnaval é definida pela data da Páscoa, pela mudança das estações do ano e pelo calendário lunar. Quem definiu isso há muito tempo, e padronizou como regra, foi a Igreja Católica.
A data do carnaval depende do equinócio de março
A Igreja Católica determinou que, todo ano, a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março. Então, para entender melhor, é preciso saber:
O que é o equinócio de março?
O equinócio ocorre duas vezes ao ano, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. Ele acontece, primeiro, por volta do dia 20 de março (esse dia pode variar um pouco a cada ano).
No Hemisfério Sul é o equinócio de outono e, no Hemisfério Norte, o de primavera. Em setembro, ocorre novamente entre os dias 22 e 23, invertendo a estação em cada hemisfério.
Contando os dias com base na Páscoa
Mas, o importante agora é o equinócio de março. Então, a Igreja determinou que a Páscoa seria no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março. Sete dias antes da Páscoa é o Domingo de Ramos e, 40 dias antes do Domingo de Ramos, é o carnaval.
Então, você precisa saber quando vai ser o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março, pois essa é a data da Páscoa, e aí você considera que 47 dias antes da Páscoa vai ser o carnaval. Em 2022, será nos dias 28/02 e 01/03, segunda e terça-feira que antecedem a quarta-feira de cinzas.
Sim, é mais simples conferir a data do carnaval em um dos milhares de calendários que se encontram hoje na internet. Mas, de qualquer maneira, agora você já sabe por que o carnaval nunca cai no mesmo dia todos os anos.
Veja também: