O cabelo ondulado, se não for cuidado direitinho, fica parecendo um cabelo rebelde. Mas, na verdade, ele é bem versátil, pois permite ficar mais ou menos volumoso, pode ficar liso, com ondas ou cachos temporários. Então, aprenda a lidar com o seu belíssimo cabelo ondulado, sabendo o que fazer quando quiser dar ou tirar o volume dele.
Qual tipo de cabelo ondulado você tem?
Antes de sair usando produtos e truques é legal saber com o que você está lidando. Qual é a categoria do seu ondulado? Pode ser as seguintes:
- Ondulado 2A: esse cabelo é quase liso, com ondulações bem suaves e pouco volume.
- Ondulado 2B: esse cabelo tem um fio mais espesso e maior facilidade para ter frizz. As ondulações são mais marcadas, principalmente do meio para as pontas, em formato de S.
- Ondulado 2C: nessa categoria, é o fio mais espesso e volumoso, com ondulações marcantes, tipo cachos mais abertos.
Como dar volume ao cabelo ondulado
Escolher um corte estilo “bob hair”, que é moderno, na altura dos ombros ou queixo, com base reta e camadas desconectadas.
Escolher um corte “pixie” se quiser cabelo curtinho. Esse corte é moderno e elegante, muito prático e deixa o cabelo mais cheio porque é bem repicado.
Escolher um corte repicado para cabelos compridos, caso seja apaixonada pelos fios longos e queira um cabelo bem natural, valorizando as ondas.
Veja lindas ideias de cortes para cabelos ondulados
Lavar o cabelo dia sim e dia não, evitando a oleosidade que deixa o fio pesado e sem movimento. O xampu e o condicionador devem ser de limpeza suave, com ação hidratante.
Fazer hidratação uma vez por semana, depois de aplicar o xampu e antes de aplicar o condicionador. Essas três etapas são importantes para manter os fios sedosos e brilhantes, com as cutículas fechadas. A máscara de hidratação não deve ser usada na raiz dos fios.
Fazer a finalização do cabelo depois de lavar, para dar mais definição às ondas e valorizar o volume promovido pelo corte. Para isso, o ideal é escolher um finalizador para o seu tipo de ondulação e fazer testes com diferentes marcas ou receitas caseiras até encontrar sua favorita.
Como tirar volume do cabelo ondulado
A tarefa de tirar o volume do cabelo ondulado não é tão simples, pois as ondas têm volume, principalmente as ondas 2B e 2C, que têm fios mais espessos e curvaturas mais acentuadas.
Mas, você pode começar fazendo uma umectação, que vai alinhar os fios e reduzir o frizz, grande responsável pelo volume descontrolado.
Veja como fazer uma umectação desmaia cabelo.
Outra dica é estar com o cabelo bem molhado na hora de fazer a finalização com o leave-in. Ao aplicar o produto no cabelo bem molhado, dar a definição desejada (amassando ou só penteando), e deixar secar ao natural, sem vento, os fios vão secar com menos volume. Quanto menos ficar mexendo no cabelo até secar, melhor.
Quando for escolher a máscara hidratante e o finalizador, pode investir em opções com textura mais densa, pesada, para trazer os fios para baixo. A lógica é: quanto mais leve o fio, mais volume; quanto mais pesado o fio, menos volume. Porém, nunca aplique na raiz nem em excesso, pois aí o cabelo vai ficar oleoso, com aspecto de ensebado.
Quanto aos cortes, escolha opções em camadas. O cabelo reto ondulado fica mais volumoso, assim como os bem repicados. Então, as camadas são as suas melhores opções, ou até um repicado mais nas pontas, se tiver cabelo longo.