Menu

Dançar zumba: veja os benefícios à saúde e para emagrecer

Dançar, se divertir e ainda melhorar a saúde? Com a zumba você consegue!

Crédito: Freepik

Publicidade

Dançar zumba virou mania nacional, e não apenas no Brasil. A zumba é uma dança que mistura ginástica aeróbica com passos de dança latina, e está presente na maioria das academias.

Isso porque é um ótimo exercício físico, que melhora bastante a resistência, fortalece os músculos e ajuda a emagrecer.

Claro, como consequência, melhora o humor, a disposição e a autoestima. Então, se você gosta de dançar alegremente enquanto se exercita, a zumba é perfeita! Veja mais benefícios.

Aproveite e veja: Como escolher o exercício físico mais indicado para você

Publicidade

A zumba trabalha o corpo todo

Dançar zumba é um exercício intenso que trabalha os músculos do corpo inteiro. Então, se você tiver que escolher apenas um exercício, essa é uma boa opção.

Acelera o metabolismo

Quando se fala que a zumba ajuda a emagrecer é por causa dos exercícios aeróbicos da dança, que aceleram os batimentos cardíacos, aumentando a queima de calorias.

Ajuda a desinchar

Além de atuar na queima de gordura, dançar zumba é bom para desinchar o corpo, pois você elimina líquidos pelo suor e também aumenta a produção de urina. Mas, lembre-se que é preciso beber água algumas vezes durante a dança, quando sentir sede.

Aproveite e veja: Suco diurético: 5 receitas que ajudam a desinchar o corpo

Publicidade

Dançar zumba fortalece o coração

Durante a dança, seu coração bate num ritmo acelerado, pois os movimentos são intensos. Isso quer dizer que seu coração também está se exercitando, fortalecendo a musculatura e melhorando a circulação do sangue.

Alivia o estresse e a ansiedade

Assim como outros exercícios físicos, dançar é ótimo para liberar hormônios de bem-estar. Assim, você termina a aula com sensação de relaxamento e alegria, mandando embora o estresse e aliviando a ansiedade.

Veja também: Sinais da pele quando seu estresse está elevado

Publicidade

Melhora o equilíbrio

Por conta dos passos ágeis, giros e saltos, a zumba se mostra uma aliada para melhorar o equilíbrio, preservando essa capacidade do corpo.

Força e flexibilidade

Também por causa dos passos e da agilidade com que são feitos, essa dança tonifica os músculos e melhora a flexibilidade do corpo. Esses dois benefícios trazem vantagens em todas as tarefas do dia a dia, além de ajudarem a prevenir lesões.

A zumba não substitui a musculação

Vale lembrar que a zumba é uma dança que trabalha os músculos, mas não da mesma forma que os exercícios específicos de musculação para cada região do corpo. Então, se tiver que escolher entre um exercício mais completo, a zumba é uma boa. Mas, se o seu objetivo for aumentar a força e a massa muscular, a dança sozinha não será o suficiente.

Publicidade

Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. A zumba serve de complemento para cuidados médicos de saúde, dentro de um estilo de vida saudável. Se for uma pessoa sedentária, comece a dançar aos poucos, sem ir além do seu limite.

Veja também: Os benefícios da dançaterapia para a saúde física e mental

Quer ter uma ideia de como são os passos de zumba? Veja um exemplo neste vídeo abaixo:

Publicidade

Sair da versão mobile