A dália é uma planta mexicana, inclusive, símbolo do México. Sua flor é grande e volumosa, e existem vários tipos híbridos já criados para que se possa ter um jardim bem colorido cheio delas. Veja quais são os cuidados para um bom cultivo da dália na sua casa.
Porte da dália
Na hora de comprar a sua muda, é melhor que seja em uma loja que saiba exatamente o tipo de planta que você deseja.
Isso porque existem dálias de vaso, que ficam com porte pequeno de até 30 centímetros, e existem as de jardim, que ficam com quase 2 metros de altura.
Se comprar a planta certa de acordo com a forma que pretende cultivar, vai cuidar do jeito que ela precisa para se desenvolver melhor.
Dicas de cultivo da dália
Depois de escolher a planta no porte desejado, veja como são as características de cultivo dela.
Clima
Por ser nativa do México, a dália é uma planta de clima quente, mas é muito bem adaptada ao clima temperado do Brasil.
Iluminação
Essa planta pode ficar tranquilamente em um jardim ensolarado, pois como é habituada a climas bem quentes, ela gosta de sol pleno.
Rega e mistura de plantio
Para manter a planta saudável, ela deve receber uma rega moderada, sempre que o substrato estiver seco ou quase seco. A mistura de plantio deve ser rica em matéria orgânica, com solo poroso. Pode misturar terra vegetal, adubo e areia.
Floração
A floração da dália acontece nos meses mais quentes do ano, especialmente no verão. Enquanto ele não chega, é interessante fazer uma adubação rica em fósforo para estimular uma floração mais cheia e mais bonita.
Climas frios
Quem mora em regiões onde faz muito frio no outono e inverno, vai perceber que essa planta fica murcha e triste nessas épocas do ano. Então, o melhor a fazer para que ela não morra é remover com cuidado as raízes da terra, lavá-las, secá-las e guardá-las em local arejado e seguro até o início da primavera, quando deverá plantá-las de novo.
Estacas
Por terem um caule mais fino e uma flor mais pesada no topo, é uma boa ideia colocar uma estaca de madeira e amarrar delicadamente os caules nessa estaca para ajudar a planta a se manter de pé, seja em vaso ou no jardim.
Reprodução da dália
A dália é uma planta herbácea, mas ela tem um bulbo embaixo da terra, tipo uma pequena batata, que serve como sua reserva de nutrientes. Esse bulbo também é uma forma de reproduzir a planta.
Ela costuma ter mais de um bulbo desse embaixo da terra, então pode separá-los, sem cortar, e escolher um que venha com um pedacinho de caule, e replantá-lo na terra, de pé, a uns 10 centímetros de profundidade. Também é possível fazer a reprodução por sementes.
Confira no vídeo como é que são as batatas que ficam embaixo da terra de uma dália. Elas podem ser menores quando é uma planta pequena, e podem ser bem grandes e em maior quantidade em plantas de porte maior, resultando em várias outras mudas.
Veja também: dicas caseiras para acabar com lesmas e caracóis no jardim