curling
Créditos: Pixabay

Curling: conheça um dos esportes mais curiosos das Olimpíadas de Inverno

A galera das vassourinhas chega longe varrendo

Publicidade

A cada quatro anos, os Jogos Olímpicos de Inverno aproximam o público em geral de esportes não tão comuns pelos quatro cantos do mundo. O curling, conhecido popularmente como “esporte da vassourinha”, é um deles. Assistir às equipes varrendo gelo, para que uma pesada pedra deslize, gera inegável encantamento nos espectadores.

Pitoresco à primeira vista, o curling tem regras fáceis, é dinâmico e é considerado um dos esportes coletivos mais antigos da humanidade. Conheça melhor essa grande atração das Olimpíadas de Inverno.

Criação do curling

Registros e achados indicam que a diversão teve início no século XVI, por volta de 1511, na Escócia. Foi no país que surgiu o primeiro clube do esporte e foram definidas as regras iniciais. Conforme imigravam, os escoceses iam espalhando o gosto pelo curling por outras nações. O único requisito é que o local tivesse lagos congelados para a prática.

Regras

Equipes de quatro pessoas ou duplas mistas disputam as partidas. A pista, feita de gelo, tem 45,72 metros de comprimento. O objetivo é fazer a pedra lançada chegar o mais perto possível do alvo fixo. A pedra pesa entre 17 e 20 quilos e é feita de granito raro.

Publicidade

As vassourinhas são para varrer o percurso a partir do lançamento, influenciando na velocidade e na direção do deslocamento. É terminantemente proibido tocar a pedra em movimento. Vence o time que tiver mais pontos ao fim da disputa dos ends (ou rodadas).

O curling envolve habilidade, precisão, planejamento e alguma força nos braços. Por conta da estratégia exigida, o esporte também é conhecido como “xadrez no gelo”.

Principais competições

O curling esteve presente na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, na França, em 1924. Retornou para demonstração em 1932, nos Estados Unidos, e novamente nas edições de 1988 e 1992. A partir de 1998 foi finalmente incluído no programa oficial competitivo.

O primeiro campeonato mundial foi organizado em 1959 e o curling também faz parte dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Publicidade

Maiores ganhadores

A tradição é escocesa, mas quem domina as competições são os canadenses e suíços, seguidos por suecos e noruegueses. Uma das maiores surpresas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, entanto, foi a vitória da Itália na categoria das duplas mistas. O país não tem qualquer tradição no esporte e essa foi a primeira conquista expressiva.

Desde 2008 o Brasil tem seleção nacional de curling e há, inclusive, um campeonato nacional disputado anualmente, com várias categorias.

Saiba mais sobre o Curling!

Veja também: Moeda de R$ 1 das Olimpíadas de 2012 pode ser negociada por R$ 160

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM