Menu

9 Curiosidades sobre o pudim de leite: entenda essa sobremesa para nunca mais errar a receita

Quando você entende cada parte do preparo de uma receita fica fácil acertar ou saber por que errou

Crédito: Freepik

Publicidade

Existem curiosidades sobre pudim que você precisa saber para nunca mais errar a receita dessa sobremesa clássica, que sempre cai bem. Depois que você pega o jeito de fazer, não esquece mais e sempre tem essa carta na manga quando precisa de um doce prático e delicioso.

Mas, além de fazer um pudim gostoso, é legal saber algumas particularidades dele que podem ajudar você a melhorar ainda mais sua receita ou saber identificar onde errou quando, por acaso, o pudim não sair perfeito.

9 Curiosidades sobre pudim

1. Pra que serve o banho-maria?

Todo pudim deve ser assado em banho-maria, que é colocar a forma do pudim dentro de outra forma maior com água fria e só depois levar ao forno. O motivo é para evitar que o pudim fique talhado ao invés de ficar bem cremoso.

Veja também: Como fazer pudim na Airfryer

2. Com ou sem furinhos?

Tem pudim que fica bem liso e outros que ficam cheios de furinhos. Esses furinhos tendem a se formar quando o pudim é misturado no liquidificador e assado em temperatura muito alta. Aí, quando o líquido ferve, se formam os furinhos das bolhas da fervura. Quando ele fica assim, também fica mais doce, pois o caramelo do fundo entra na massa.

Publicidade

3. Pudim murcho

O pudim que murcha é aquele que leva ovos na receita e que é assado em alta temperatura. Os ovos incham e depois murcham. Para evitar que aconteça, asse o pudim em temperatura média.

4. Pudim quebrado

Se o seu pudim quebrou ao ser desenformado, mais uma vez a culpa é do cozimento errado. Ele deve cozinhar em banho-maria e lentamente, em temperatura média/baixa para que o calor seja distribuído por todo o pudim por igual.

5. O ponto

Para saber se o pudim ficou pronto, depois que tiver passado quase todo o tempo recomendado na receita, abra o forno, mantenha o pudim lá dentro e espete-o com um garfo ou um palito de madeira. Se sair um pouco úmido ou seco, está pronto. Se ainda parecer molhado, deixe mais um pouco.

6. A forma com furo no centro

Já se perguntou por que a forma de pudim tem o furo central? Essa abertura permite que o calor cozinhe melhor a parte central do pudim e ele fique assado de maneira uniforme.

Publicidade

7. Tem como assar mais rápido?

Pudim pode demorar bastante para ficar pronto e garantir uma massa lisinha e macia. Se quiser acelerar o preparo, nada de aumentar a temperatura do forno. Só o que você pode fazer é cobrir a forma do pudim com papel-alumínio já antes de levá-lo ao forno. O papel vai segurar a temperatura pertinho da massa, ajudando a assá-la mais depressa, mas sem alterar a textura.

8. Pudim de geladeira é mais rápido e prático

Se preferir uma receita de pudim mais prática, rápida e sem ovos, faça uma receita de pudim de geladeira. Basicamente, vai precisar de leite condensado, creme de leite, gelatina sem sabor e leite. Bata tudo no liquidificador, coloque na forma com o caramelo no fundo e leve para gelar.

9. Cuidado na hora de desenformar

O pudim deu certo, esfriou e agora vem a tensão de conseguir desenformar sem quebrar. Bom, a primeira dica já foi dita: precisa esperar esfriar por completo.

Publicidade

Então, acenda a chama do fogão e coloque a forma do pudim sobre a chama só um minuto para que a calda no fundo da forma amoleça e o pudim se solte com facilidade. Depois, passe uma faca ao redor da forma e vire-a sobre o prato de servir.

Você também pode gostar: Como desenformar pudim sem correr o risco de quebrar

Sair da versão mobile